A TNT Logistics está investindo R$ 2,5 milhões em infra-estrutura (empilhadeiras e estanterias), tecnologia da informação e na contratação de 90 pessoas para atender a Samsung SDI Brasil, fabricante de cinescópios, tubos de imagens e monitores instalada no Pólo Industrial de Manaus (PIM).
O contrato entre as duas empresas, no valor R$ 20 milhões e válido por cinco anos, foi anunciado no mês de abril e prevê que a TNT assuma a logística de suprimentos da fábrica desde o recebimento da matéria-prima até a distribuição do produto acabado, passando pela gestão dos transportes.
Em 2004, a Samsung SDI (Samsung Displays and Internet Components) superou a marca dos 6 milhões de cinescópios produzidos para TVs e computadores e de 6 milhões de LCDs para celulares. Empresa do grupo coreano Samsung, está instalada em Manaus desde 1998.
Apesar de manter uma filial em Manaus desde 2003, a TNT vai atuar nas dependências da Samsung. Da fábrica, os produtos serão distribuídos para os fabricantes de televisores, a maioria deles instalada na própria capital amazonense. "Cerca de 90% da carga permanecem na cidade. Por conta disso, o modal utilizado nas entregas será o rodoviário. Os 10% restantes serão escoados pelo modal rodofluvial", explica João Guilherme Araújo, diretor de Operações da TNT.
Para a TNT, a Samsung é um cliente estratégico. "Esse contrato é o primeiro fechado com a empresa coreana em âmbito mundial e esperamos que a parceria possa ser estendida a outras unidades industriais da empresa no mundo", completa Araújo.
Um dos líderes globais em logística, a TNT opera em 39 países e atua em vários segmentos de mercado, entre eles o automotivo, eletroeletrônico, de bens de consumo, utilidades, telecomunicações e mídia impressa. É uma divisão do grupo TPG, provedor mundial de serviços de correio, encomendas expressas e logística.