Operadora logística passa a ser a responsável por despacho aduaneiro e gestão logística de importação e exportação do cliente na Argentina
A operadora logística BDP International está expandindo a parceria na América do Sul com a The Dow Chemical Company, uma das maiores fabricantes de resinas termoplásticas do mundo e cliente desde janeiro de 2008 no Brasil, com o início das operações na Argentina a partir de primeiro de agosto. Com duração de três anos e possibilidade de renovação por mais dois, o contrato argentino repete o modelo brasileiro e contempla as operações de logística internacional de 100% dos produtos acabados e matérias-primas das divisões de Químicos, Plásticos, Defensivos Agrícolas e Automotivos.
A gama de serviços executados para o novo cliente envolve a importação e a exportação, o gerenciamento de ordens, o desembaraço aduaneiro e a gestão de SAP em quatro modais (marítimo, rodoviário, aéreo e ferroviário), além do serviço BDP Smart – o sistema desenvolvido pela operadora logística permite o acompanhamento das cargas, desde a saída até o destino final, e também a emissão da documentação online e tabelas de aferições do processo. “Fazemos a gestão total de exportação e importação da Dow nos dois países, não apenas dos negócios executados entre Brasil e Argentina, mas também dos itens importados pelos dois”, enfatiza o gerente-geral da BDP no Mercosul, José Roberto Croce, lembrando que as outras operações envolvidas são executadas por equipe própria do cliente.
A operação na Argentina engloba a planta da Divisão de Plásticos localizada na cidade de Bahía Blanca e também as fábricas da Divisão de Químicos em San Lorenzo e Campana, além das atividades administrativas na unidade da BDP em Buenos Aires e de equipes da operadora logística distribuídas em postos aduaneiros, tal como acontece no Brasil, em um total de 18 funcionários dedicados e 38 terceirizados. Já as operações aqui são desempenhadas por uma equipe maior, composta de 50 funcionários próprios dedicados e cerca de 50 terceirizados, voltados para a execução dos serviços em cinco plantas e 12 pontos de desembaraço.
“No Brasil, temos hoje uma média de volume mensal de 900 processos para todas as divisões, mas esse número varia de acordo com as safras – entre os meses de janeiro e maio, por exemplo, há uma baixa movimentação da Divisão Agroscience, específica para a agropecuária”, exemplifica Croce. Na Argentina, o volume movimentado irá girar na faixa de mil processos/mês e a gestão da conta nos dois países, incluindo os contatos comerciais e o suporte de TI, estará sob responsabilidade da equipe locada na matriz brasileira da BDP, em São Paulo.
A empresa fechou 2007 no Brasil com um faturamento de US$ 12 milhões e estima dobrar o montante em 2008 – para alcançar esta meta, a BDP passou a oferecer em outubro do ano passado o serviço de desembaraço aduaneiro de importação e exportação. A expectativa era de o serviço ser responsável por 40% do faturamento da companhia no final deste ano, mas o objetivo foi alcançado já no mês de maio, informa o executivo.