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RIOgaleão Cargo reduz em 30% o tempo de recebimento de mercadorias importadas após a implementação do CCT

Novo sistema lançado pela Receita Federal é totalmente digital e entrou em vigor no dia 2 de agosto
Por Redacción el 6 de septiembre de 2023 a las 11h26
RIOgaleão Cargo reduz em 30% o tempo de recebimento de mercadorias importadas após a implementação do CCT
Foto: Raphael Minho/Tecnologística
Foto: Raphael Minho/Tecnologística

O novo Controle de Carga e Trânsito (CCT) tem gerado diversos debates em todo país. O sistema lançado pela Receita Federal em todos os aeroportos internacionais brasileiros substitui o sistema Mantra em operação há 30 anos. Com o novo sistema, CCT Modal Aéreo, o trâmite das cargas aéreas internacionais tornou-se totalmente digital, seguindo padrões internacionais da IATA.

No RIOgaleão Cargo, em menos de um mês após a implementação do novo sistema, já foi registrada uma redução média de 30% no tempo de recebimento. O Aeroporto Internacional Tom Jobim é uma das principais portas de entrada da América Latina, sendo responsável por receber 26% das mercadorias que entram no estado do Rio de Janeiro.

"Consideramos um sucesso a transição em nosso Terminal de Cargas. Todo o planejamento que envolveu a integração da cadeia logística do modal aéreo, com a participação dos importadores, companhias aéreas, agentes de carga, transportadores rodoviários, despachantes e a Receita Federal, além do RIOgaleão como Recinto Alfandegado, foi fundamental para o resultado alcançado, trazendo o menor impacto possível aos clientes. Foram quase 3 anos de muito trabalho, desde a especificação técnica, contratação de fornecedores, mapeamento de processos, gestão de mudanças, avaliação de riscos, mais de 1000 cenários testados e, principalmente, muito treinamento interno e externo com os parceiros", avalia Eduardo Calderelli, Gerente de Operações de Cargas no RIOgaleão.

A concessionária, em nota, explica que os clientes do Terminal de Cargas, assim como toda a cadeia logística envolvida nos processos de importação, estão recebendo todo o suporte necessário para se adequar à mudança. Além dos canais de comunicação, como a Central de Atendimento ao Cliente (CAC), o aeroporto disponibilizou desde o dia 2 de agosto um chat para dúvidas, tratativas de situações sistêmicas, e orientações aos intervenientes, além de divulgar um manual com perguntas e respostas, disponível para download no site RIOgaleão Cargo.

"Com o início das operações exclusivamente no CCT, nossa percepção é que o processo de recebimento das cargas importadas tornou-se ainda mais eficiente. Nesse quase um mês de implementação do novo sistema, estamos performando em apenas 2h19, em média, todo o processo de recebimento físico e sistêmico da carga, a contar da chegada da aeronave.  Como comparação, apenas o tempo médio para encerramento dos voos era superior a 3 horas", observa Leandro Lopes, Gerente Comercial do RIOgaleão Cargo.

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