A Hines inaugurou, neste mês de abril, o Distribution Park Manaus III, terceiro e maior condomínio industrial e logístico da empresa de origem norte-americana especializada em investimentos imobiliários localizado na capital amazonense.
Situado em um terreno de 346.000 m² dentro do Distrito Industrial I de Manaus, o novo empreendimento é composto por três galpões que totalizam uma área de 133.000 m², com módulos que variam entre 3.440 m² e 7.440 m², pé direito de 12 metros, piso com capacidade para 6 toneladas por m² e 120 docas para carga e descarga equipadas com sistemas niveladores eletromecânicos.
Além de toda a infraestrutura de um condomínio de alto padrão, como segurança 24 horas, sistema eletrônico de vigilância e sistema de combate a incêndio com sprinklers, o Distribution Park Manaus III possui 152 vagas para carretas, 403 vagas para carros e outras 116 vagas que podem ser utilizadas como estacionamento ou convertidas em docas adicionais.
Cada módulo conta ainda com uma cabine própria para a geração de iluminação do galpão e da área administrativa, além de possuir capacidade para a instalação de um segundo transformador no caso de atividades específicas de inquilinos industriais.
O diretor executivo da Hines, Jeremy Smith, destaca que, apesar de a empresa já possuir outros empreendimentos na cidade, o Distribution Park Manaus III é o primeiro localizado dentro do Distrito Industrial. “Com isso em mente, desenvolvemos um espaço de qualidade com características que facilitam a instalação ou a expansão das empresas industriais e logísticas com um baixo investimento imobiliário”, diz.
Foram destinados mais de R$ 300 milhões na construção do condomínio e, de acordo com Smith, as obras geraram mais de 2,5 mil empregos diretos e indiretos. Diferente dos demais empreendimentos da Hines, o Distribution Park Manaus III utilizou estruturas metálicas como método construtivo, que geram redução nos custos. Segundo Romero Reis, diretor-presidente da RD Engenharia, empresa responsável pela obra, isso também acelera a construção, que levou apenas 18 meses.
A Hines investiu ainda em sustentabilidade na concepção do condomínio, que reutiliza água não potável de chuva e dispõe de uma estrutura especializada que garante um melhor despejo de água, eliminando a possibilidade de infiltrações. Além disso, o Distribution Park Manaus III é equipado com telhas prismáticas, que dispensam a iluminação elétrica durante o dia, utilizando luz natural.
Presente no mercado manauara a mais de sete anos, a Hines já contava com o Distribution Park Manaus I, empreendimento de 106.000 m² inaugurado em 2010, e com o Distribution Park Manaus II, de 69.000 m², lançado em 2012. Smith salienta que a empresa deve investir em um quarto empreendimento na cidade em breve. “Quando o condomínio atual está 70% alugado, já estamos pensando na implantação do próximo”, revela.
O executivo diz que a situação atual da economia brasileira não preocupa a Hines, especialmente no que se refere ao mercado manauara. Ele explica que a demanda por espaços de locação caiu, mas ainda justifica investimentos em novos empreendimentos. Segundo o diretor, quando os condomínios I e II estavam sendo construídos, existia uma demanda 300% maior que o espaço ofertado. “Hoje, essa taxa caiu, mas é de 100%. Com o sucesso da locação, vimos que nossas expectativas se concretizaram”, diz. O próprio Distribution Park Manaus III já conta com espaços locados e clientes operando.
Com sede na cidade de Houston, no Texas (EUA) a Hines atua no Brasil desde 1998 e já desenvolveu mais de 2,1 milhões de m² de galpões industriais e logísticos e edifícios comerciais e residenciais, além de gerenciar mais de 1 milhão de m² de propriedades próprias e de terceiros.