A DC Logistics Brasil, empresa especializada no manuseio de cargas de projeto, acaba de realizar uma operação de transporte internacional marítimo de uma prensa de 55 toneladas, trazida da Alemanha para a cidade de Rio do Sul (SC).
Acompanhada por acessórios, a peça será utilizada no projeto de ampliação da indústria de peças e componentes de bicicletas da Royal Ciclo. Ela complementa um conjunto de máquinas que serão utilizadas na produção de pedivelas para bicicletas, um novo produto que a empresa passará a produzir.
Todo o processo de planejamento, levantamento de custos e execução da operação de transporte levou em torno de quatro meses, pois foi necessária uma visita in loco para avaliar a carga, alinhar os procedimentos operacionais e planejar a embalagem adequada para a movimentação.
“O ponto crítico da carga foi a concentração de peso. Portanto, a embalagem teve que ser devidamente planejada para distribuí-lo e diminuir os riscos de avarias durante todo o seu manuseio”, comenta o coordenador de Carga Projeto da DC, Dimitri Mattos. Ele explica ainda que o embarque da prensa foi na modalidade breakbulk, ou seja, a carga veio solta a bordo do navio.
Já os acessórios que acompanharam a peça foram transportados em um contêiner. Para o descarregamento, a DC contou com o suporte do operador portuário de Itajaí (SC), a APM Terminals, que auxiliou nos procedimentos de manuseio da carga.