A McLane Brasil, gigante mundial do setor de logística, há sete anos no Brasil, está mudando seu foco de negócios e ampliando as soluções de serviços, passando a centrar-se mais na gestão das operações e não em sua execução, ampliando sua linha de serviços de transporte. A empresa agora passa a ofertar serviços em todos os modais – aéreo, rodoviário, ferroviário, marítimo e fluvial. Dessa forma, pretende atender clientes cujos produtos tenham características de transporte e distribuição diferenciadas.
Segundo Mike Nix, presidente da McLane Brasil, o objetivo é desenvolver soluções que atendam a diferentes setores industriais, como o de alimentos, commodities, eletroeletrônico, farmacêutico, refrigerados, insumos e produtos acabados em geral. "Tudo isso mantendo o padrão de eficiência, agilidade e custos competitivos", disse Nix.
Todas as operações passam a ser feitas por terceiros homologados em várias regiões no Brasil. Para fazer parte da lista de parceiros, a empresa de transporte precisa atender a alguns requisitos básicos, como capacidade de investimento, estrutura tecnológica – principalmente nas áreas de gestão e rastreamento –, manutenção dos veículos e treinamento contínuo de colaboradores. Quando não encontrar parceiros com este grau de capacitação, a McLane irá colaborar com empresas, orientando-as no sentido de aumentar sua capacitação técnica e o nível de serviço.
A McLane pretende concentrar sua atuação na gestão de tráfego, respondendo por todo o processo de distribuição e abastecimento. A empresa definirá as necessidades de cada cliente e, a partir delas, identificará o parceiro e o modal mais apropriados, ficando responsável pelas atividades de roteirização, monitoramento das entregas e auditoria de fretes.
A intenção da empresa é não mais possuir ativos, investindo em frota própria apenas em regiões onde não identifique terceiros que atendam aos requisitos básicos. Onde já houver parceiros definidos, a empresa transferirá ou arrendará todos os seus ativos, o que já vem ocorrendo.
Para o presidente, a experiência da McLane com frota própria foi fundamental para a definição dos parâmetros de padrão, gestão e controle dos transportadores parceiros, que lhe permitirão manter o nível de serviço estabelecido com os clientes. "Ao invés de concorrer, queremos formar parcerias efetivas, beneficiando a todos. As transportadoras ganham ao conseguirem novas oportunidades de negócios; nós ganhamos ao ampliar nossas soluções e o cliente, por ter à sua disposição serviços logísticos de alto padrão de qualidade, desenvolvidos de acordo com suas necessidades", salientou Mike Nix.
A McLane é uma provedora de soluções globais de logística com faturamento anual de US$ 22 bilhões no mundo. No Brasil, opera ainda quatro centros de distribuição em São Paulo, Curitiba e Canoas (RS).