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Scania lança primeiro caminhão a gás com 900 km de autonomia; conheça o modelo

Marca também anuncia que potência de 460cv a gás chegará ao longo de 2024
Por Redacción el 13 de julio de 2023 a las 12h09
Scania lança primeiro caminhão a gás com 900 km de autonomia; conheça o modelo
Foto: Divulgação/Scania
Foto: Divulgación/Scania

A Scania apresentou ao mercado o Scania X-gas, o primeiro caminhão do Brasil com autonomia de 900 km movido a gás natural veicular e/ou biometano. Além disso, a montadora anuncia que ao longo de 2024 chegará mais uma opção para a família a gás: o motor de 460 cavalos de potência.

"Desde o lançamento da linha movida a gás, ouvimos pedidos dos clientes para uma opção com maior autonomia. Está chegando este momento. Eles ainda pediam uma solução nessas características para poder operar em rotas mais longas e ganhar maior flexibilidade no abastecimento, já que o fornecimento do gás está avançando a cada ano. A cadeia do biometano, combustível 100% sustentável, também está se expandindo, porém em passos mais curtos", afirma Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil.

O Scania X-gas é um modelo G 410 8x2, com chassi rígido. Seu motor dispõe de 410 cavalos de potência e desenvolve um torque de 2.000Nm. É o propulsor mais potente nesta categoria 8x2. A distância entre-eixos é de 6.950mm, o que permite acomodar nas laterais da longarina 16 cilindros de gás, oito de cada lado. São oito cilindros com capacidade de 118 litros e outros oito de 95l. O volume total suporta 406 metros cúbicos de gás. Fator que possibilita o propulsor levar o produto por cerca de 900 km. A composição poderá carregar até 30 pallets, seguindo a lei, com implementos do tipo Romeu e Julieta (caminhão trucado (6x2) mais um reboque) – com capacidade de até 56 toneladas – ou na configuração de rodas 8x2 com 29 t de peso bruto total combinado (PBTC).

Em comparação com o atual caminhão a gás disponível, o entre-eixos é de 3.750mm (ou 3.950mm) com oito cilindros, quatro de cada lado nas laterais da longarina, com opção de 118l ou 95l, que propiciam um volume total de 226 metros cúbicos ou 182 metros cúbicos, para uma autonomia entre 400 a 500 km.

Os pioneiros Scania movidos a gás têm motores Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis), são movidos 100% a gás natural e/ou biometano, ou mistura de ambos, não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica. Os cilindros e válvulas são certificados pelo Inmetro (em conformidade com a lei). São três válvulas (vazão, pressão e temperatura) que liberam o gás em caso de anomalia em um destes três quesitos. Os cilindros são produzidos com o material de ogivas de mísseis. Em caso de incêndio ou batida o gás é liberado para a atmosfera e se dissolve sem perigo de explosão ao contrário de um veículo similar abastecido a diesel, pois o líquido fica no chão ou em cima do caminhão.

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