Contêineres com produtos importados terão liberação mais ágil no porto de Paranaguá (PR). Isso será possível porque o TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá e a Receita Federal colocaram em prática, a partir de 1º de abril, um sistema que torna esse procedimento bem mais rápido. A Aduana deixou de enviar documentos via malote e passou a fazê-lo por via eletrônica, numa ação que melhora o atendimento aos usuários do terminal.
Atendendo a um pedido da administração do TCP, a Receita Federal passará a liberar a documentação entre as 9 e 18 horas, em intervalos de uma hora. Antes, a Delegacia da Receita Federal liberava o malote com os documentos duas vezes por dia, no início e no final da tarde. Agora, as informações relativas às Declarações de Importação (DIs) expedidas eletronicamente pela Receita são transferidas para a intranet do TCP.
"Essa inovação beneficia despachantes e importadores, já que melhora o fluxo diário no atendimento às operações, permitindo que elas ocorram ao longo do dia e não apenas em dois momentos de picos", explica Paulo Naves, gerente administrativo e financeiro do TCP.