Projeto custará R$ 130 milhões à operadora e deverá elevar a movimentação na Serra do Mar em 250 toneladas por viagem
Para dar suporte ao seu plano de crescimento produtivo, a MRS Logística substituirá as locomotivas que operam em sistema de cremalheira no trecho de transposição da Serra do Mar, entre as cidades de Cubatão e Paranapiacaba, no estado de São Paulo. O investimento da concessionária é de R$ 130 milhões e a estimativa é de elevar a movimentação em 250 toneladas a cada viagem, de ida ou de volta, ao Porto de Santos. Desenvolvido pela empresa em parceria com a fabricante suíça Stadler Rail, o projeto se encontra em fase de produção e os primeiros equipamentos prontos deverão chegar ao Brasil a partir de 2012.
O sistema de cremalheira consiste em um terceiro trilho dentado entre os dois trilhos comuns da ferrovia. A locomotiva se engata a esse dispositivo, funcionando como uma engrenagem que auxilia o trem a ultrapassar inclinações muito intensas – no caso do trecho em questão, a inclinação média chega a 10%. As máquinas que hoje trafegam nesse sistema, fabricadas ainda na década de 1970, conseguem movimentar 500 toneladas por viagem e tem eficiência de 70% , devido à necessidade de paradas para manutenção.
Com os novos equipamentos, a previsão é aumentar a eficiência em 20%. “A estimativa é de elevar das 16 milhões de toneladas anuais transportadas hoje neste trecho, para 24 milhões de toneladas por ano em sete anos”, calcula Henrique Aché Pillar, diretor de Planejamento e Finanças da MRS.