Embarcação será utilizada no terminal de Ponta da Madeira
A Vale realizou na última quarta-feira, dia 30 de setembro, no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luis, a cerimônia de batismo do rebocador "Sossego", a primeira das 51 embarcações que a empresa encomendou a estaleiros brasileiros para garantir segurança e competitividade na ampliação de suas operações portuárias e marítimas. O rebocador foi construído no Estaleiro Detroit, em Santa Catarina.
O rebocador será alocado à frota que apoia as operações do terminal de Ponta da Madeira e é um dos mais modernos e eficientes que operam nos portos brasileiros. Com 75 toneladas de tração estática, largura de 11,60 metros, 32 metros de comprimento e 3,70 metros de calado máximo, a embarcação vai aumentar a produtividade do porto, além de proporcionar mais segurança às manobras de atracação e desatracação dos maiores navios graneleiros que operam hoje no mundo.
As encomendas da Vale a estaleiros nacionais totalizam investimentos de R$ 403,9 milhões. Além do “Sossego”, estão sendo construídos outros 14 rebocadores, dois comboios fluviais - formados por 32 barcaças e dois empurradores - e dois catamarãs para transporte de passageiros.
Os rebocadores, embarcações que auxiliam nas operações de atracação e desatracação dos navios, irão operar no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, no Maranhão, no Complexo de Tubarão, no Espírito Santo, e no Terminal da Ilha Guaíba (TIG), em Mangaratiba (RJ), para atender principalmente o transporte de minério de ferro. Os catamarãs, por sua vez, farão o transporte de empregados da Vale que trabalham no Terminal da Ilha Guaíba (TIG). Já os comboios fluviais atenderão à Mina de Urucum, em Corumbá (MS), transportando minério na rota Brasil-Paraguai e Brasil-Argentina, pelo Rio Paraguai.
Dos 15 novos rebocadores, 11 estão sendo construídos no estaleiro Detroit, em Itajaí (SC), e os outros quatro, em Aracaju, no estaleiro Santa Cruz. Quando estiverem prontos, a Vale passará a contar com 29 rebocadores.
Os demais rebocadores, os dois comboios, formados pelas 32 barcaças e os dois empurradores – que serão construídos no estaleiro Rio-Maguari, em Belém – e os dois catamarãs, em construção no estaleiro Arpoador, em Angra dos Reis (RJ), deverão ficar prontos nos próximos dois anos.