Caminhões R 580 serão aplicados nas refinarias da Petrobras de todo o Brasil. Já o modelo R 420 6x2, será introduzido nas aulas do Centronor
A Scania iniciou no último mês de julho a entrega de dez caminhões adaptados para o combate a incêndio nas refinarias da Petrobras de todo o Brasil. O último lote de veículos será entregue no próximo mês de outubro. Após isso, mais três unidades do modelo R 580 serão produzidas. A previsão é a de que os veículos entrem em operação no início de 2009.
Os caminhões, modelos R 420 e R 580, este com motor V8, estão equipados com freio auxiliar Retarder e câmbio automatizado opticruise. Além disso, as dez unidades tiveram a cabine – com capacidade para acomodar cinco ocupantes e equipamentos – adaptadas para o tipo de operação a que foram destinadas.
Para o diretor de Vendas de Veículos da Scania no Brasil, Roberto Leoncini, a venda dos caminhões comprova a eficiência da montadora no segmento de veículos especiais de combate a incêndios. “Nossos motores possuem a potência necessária exigida para o acionamento da bomba de alta vazão de água”, afirma.
Formação de condutores
Já no último dia 29 de agosto a montadora entregou um caminhão modelo R 420 6x2 ao Centro de Treinamento de Motoristas da Região Nordeste do Rio Grande do Sul (Centronor). Avaliado em R$ 497 mil, o veículo foi cedido em regime de comodato à instituição e será utilizado nas aulas de formação de condutores em trajetos de longa distância, com viagens de até quatro mil quilômetros, simulando condições reais de trabalho.
Segundo o diretor geral da Scania Unidade de Negócios Brasil, Christopher Podgorski, a alta demanda por motoristas devidamente habilitados, frente ao grave problema da falta de profissionais qualificados disponíveis no mercado, exige que as empresas procurem soluções viáveis e rápidas para o treinamento de pessoal.
Equipado com freio auxiliar retarder e suspensão traseira a ar, o modelo integra a cabine R Highline, lançada em outubro de 2007, durante a introdução das Séries P, G e R no Brasil. Ergonômica, esta cabine oferece ao motorista amplo espaço interno e comandos de fácil acesso e manuseio, além de possuir, de acordo com a empresa, a maior cama do mercado nacional e itens exclusivos, como acabamento de portas e bancos em tecido, ar-condicionado eletrônico, vidros e travas elétricas.
Criado no início de 2003, o Centronor foi idealizado pelas empresas Transportes Cavalinho, Rodoviário Schio e Transportes Bertolini e tornou-se referência para motoristas de todo o Brasil, tendo treinado mais de 3.800 condutores. Após a entrega do R 420 6x2, compõem a frota do Centronor dois caminhões da Scania, que é apoiadora da instituição desde o início do projeto.