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Maersk promete para o primeiro trimestre de 2024 primeiro porta-contêiner movido a metanol

Embarcação faz parte de uma série de oito ativos construídos pela Hyundai Heavy Industries (HHI) e tem uma capacidade nominal de 16.000 contêineres
Por Redacción el 31 de agosto de 2021 a las 10h15

O Grupo A.P. Moller – Maersk divulga que no primeiro trimestre de 2024 apresentará o primeiro de uma série inovadora de oito grandes navios porta-contêineres capazes de operar com metanol neutro em carbono. Os navios serão construídos pela Hyundai Heavy Industries (HHI) e têm uma capacidade nominal de 16.000 contêineres.

O acordo com a HHI inclui uma opção para quatro embarcações adicionais em 2025. A série substituirá as embarcações mais antigas, gerando uma economia anual de emissões de CO2, segundo a armadora, de cerca de 1 milhão de toneladas.

Mais da metade dos 200 maiores clientes da Maersk definiram ou estão em processo de definir metas ambiciosas com base científica, a exemplo do carbono zero para suas cadeias de abastecimento. Como parte da colaboração com a Maersk, clientes como Amazon, Disney, H&M Group, HP Inc., Levi Strauss & Co., Microsoft, Novo Nordisk, The Procter and Gamble Company, Puma, Schneider Electric, Signify, Syngenta e Unilever se comprometeram a usar e dimensionar soluções de carbono zero para o transporte marítimo.

As embarcações vêm com uma configuração de motor bicombustível. O gasto de capital adicional (Capex) para a capacidade de combustível duplo, que permite a operação com metanol, bem como combustível convencional com baixo teor de enxofre, estará na faixa de 10 a 15% do preço total.

Segundo o CEO da A.P. Moller - Maersk, Soren Skou, a hora de agir é agora se as empresas quiserem resolver o desafio climático do transporte marítimo. “Este pedido prova que soluções neutras em carbono estão disponíveis hoje em todos os segmentos de navios porta-contêineres e que a Maersk está comprometida com o número crescente de nossos clientes que buscam descarbonizar suas cadeias de suprimentos. Além disso, este é um sinal firme para os produtores de combustível de que a demanda de mercado considerável pelos combustíveis verdes do futuro está surgindo rapidamente.”

Maersk promete para o primeiro trimestre de 2024 primeiro porta-contêiner movido a metanol
Divulgação

A Maersk informa que irá operar as embarcações com e-metanol neutro em carbono ou bio-metanol sustentável o mais rápido possível. Fornecer uma quantidade adequada de metanol neutro em carbono desde o primeiro dia de serviço será, de acordo com a empresa, um desafio, pois requer um aumento significativo da produção de metanol neutro em carbono, para o qual a Maersk revela que continua a se envolver em parcerias e colaborações com jogadores relevantes.

As embarcações serão projetadas para ter um perfil operacional flexível, permitindo-lhes um desempenho eficiente em muitos negócios e adicionando flexibilidade em relação às necessidades do cliente. Eles apresentarão uma configuração de propulsão de metanol desenvolvida em colaboração com fabricantes como Man ES, Hyundai (Himsen) e Alfa Laval, que representam um aumento da tecnologia do limite de tamanho anterior de aproximadamente 2.000 TEUs. Os navios serão classificados pelo American Bureau of Shipping.

“Estamos muito entusiasmados com estas adições à nossa frota, que oferecerão acesso exclusivo ao transporte neutro em carbono em alto mar aos nossos clientes, ao mesmo tempo em que equilibra suas necessidades de custos competitivos de slots e operações flexíveis. Para nós, este é o tipo de navio de grande porte ideal para permitir o comércio global sustentável em alto mar nas próximas décadas e, a partir de nosso diálogo com potenciais fornecedores, estamos confiantes que conseguiremos obter o metanol neutro em carbono necessário”, afirma a CEO de Frota e Marcas Estratégicas na AP Moller – Maersk, Henriette Hallberg Thygesen,

Os novos navios vêm como parte do programa contínuo de renovação da frota da Maersk e substituirão uma tonelagem de mais de 150.000 TEUs que está chegando ao fim da vida útil e deixando a frota administrada pela Maersk entre 2020 e o primeiro trimestre de 2024.

O Capex para os navios anunciados está incluído na projeção atual para o biênio 2021–2022 de US$ 7 bilhões. A Maersk ainda reitera sua estratégia de manter uma capacidade de frota na faixa de 4,0 a 4,3 milhões de TEUs, como uma combinação de embarcações gerenciadas pela Maersk.

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