A Volkswagen lançou esta semana sua nova linha de caminhões entre 5 e 8 toneladas de peso bruto total (PBT), batizada de Delivery. O nome faz alusão à vocação dos novos caminhões, ideais para coletas e entregas urbanas e rurais, devido ao pequeno porte.
A nova linha é composta por dois modelos: o VW 5.140 e o VW 8.150. O VW 5.140 (5.500 Kg de PBT) possui rodado simples no eixo traseiro, o que reduz os custos operacionais. Os freios são hidráulicos a disco nas rodas dianteiras, e a tambor nas traseiras. O freio de estacionamento é acionado por alavanca, como nos automóveis. O modelo apresenta também duas opções de configuração entre-eixos: 3.175 mm e 3.900 mm - a menor enquadra o VW 5.140 na categoria VUC (Veículo Urbano de Carga).
Já o VW 8.150 (7.850 Kg de PBT) apresenta rodado duplo no eixo traseiro, com freios de tambor acionados a ar. Possui maior capacidade de volume e carga, e oferece quatro opções de entre-eixos: 2.850 mm, 3.300 mm, 3.900 mm e 4.300 mm - a menor enquadra o VW 8.150 na categoria VUC (Veículo Urbano de Carga).
A principal inovação da família Delivery é o motor MWM Sprint 4.08 TCE (com 137 cv no modelo VW 5.140 e 143 cv no modelo VW 8.150). O motor é um modelo turbo diesel de alta rotação, dotado de sistema de injeção Common Rail, e atende às normas de emissão Conama Fase V, equivalentes ao Euro III. A nova motorização é ideal para aplicações urbanas, pois oferece agilidade, respostas mais rápidas e bom custo operacional.
A cabine da família Delivery possui novos itens externos como faróis, molduras, grade dianteira, pára-barro e pára-choque tripartido. Um novo painel de instrumentos proporciona melhor leitura e visual mais moderno. "Tecnologia sem complicação e produtos sob medida continuam sendo as principais características dos caminhões e ônibus Volkswagen, 100% concebidos e produzidos no Brasil", diz Roberto Cortes, CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus no Brasil.