Acidade do Rio de Janeiro será palco, no dia 21 de setembro, da 3ª Conferência de Logística Brasil-Alemanha, evento bienal promovido pela Câmara Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK) e pela Associação Alemã de Logística (BVL, da sigla em alemão).
O encontro tem como objetivo estreitar a cooperação tradicionalmente existente entre os dois países e explorar as oportunidades e desafios gerados pelos megaeventos esportivos do calendário brasileiro, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que exigem uma logística e uma infraestrutura sofisticadas e que podem deixar um legado benéfico após seu término.
Além desse tema, a conferência discutirá o desenvolvimento da infraestrutura portuária brasileira – abordando as demandas do interior – e a multimodalidade, e o que é preciso para formar uma rede eficiente de transportes que englobe todos os modais.
A Logística Humanitária é outro assunto abordado que vem despertando a atenção de empresas e governos ao redor do mundo, dados os sucessivos desastres naturais que vêm ocorrendo e que exigem soluções efetivas. As discussões finais abordarão as soluções e estratégias para o desenvolvimento sustentável.
A troca de experiências e conhecimento propiciada pela conferência será intensa e de grande valia para as duas nações. O evento se constitui numa plataforma para o intercâmbio entre empresários, políticos, cientistas e especialistas do setor de logística. Os temas serão discutidos por palestrantes de importantes empresas dos dois países – tanto globais quanto de médio porte –, com destacada experiência no mercado de logística.
Estarão presentes, entre outros, figuras como Eduardo Parente Menezes, presidente da MRS Logística e do Conselho Deliberativo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF); Rodrigo Vilaça, presidente da mesma ANTF; Ricardo Vega, diretor da Multiterminais e presidente da Associação Brasileira dos Portos Secos (Abepra); Carsten Bosselmann, diretor de Logística da Thyssenkrupp; Sérgio Boanada, diretor da Siemens Brasil; Marcelo Lacerda, CEO da Lanxess; eMário Mendonça, vice-presidente da Luft Logistics e presidente do Grupo de Trabalho de Logística da AHK.
Entre os representantes de governos estarão no evento o ministro da Secretaria Especial de Portos (SEP) do Brasil, José Leônidas de Menezes Cristino; Martin Günthner, ministro da Economia, Trabalhoe Portosdo Estado de Bremen (Alemanha);Luiz Fernando deSouza, vice-governador do Rio de Janeiro; e Maria Silvia Bastos Marques, da Autoridade Olímpica Municipal do Rio de Janeiro.
A área acadêmica também estará representada, pelos professores Frank Straubbe, diretor-executivo da Universidade Técnica de Berlim; Paulo Fernando Fleury, CEO do Instituto de Logística e Supply Chain – ILOS e professor-titular do Coppead/UFRJ; e Hugo Yoshizaki, da Escola Politécnica da Universidadede São Paulo,entre outros.