O especialista em projetos em logística e transporte da Gerência e Infra-estrutura da Federação das Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp), José Vítor Mamede foi o participante escolhido para debater no Comitê de Comércio e Logística, realizado pela Câmara Americana de Comércio (Amcham) em Campinas, interior de São Paulo.
O profissional falou para uma platéia composta por 25 associados da Amcham na cidade sobre as vantagens do modal aeroportuário para o sistema de logística. Entre os benefícios citados por Mamede, estão a rapidez, melhor custo de seguro, emissão antecipada do contrato de transporte e fluxo de estoque, para explicar que o setor logístico deve ser mais explorado pelas empresas e instituições que lidam com o comércio exterior. O público do evento ouviu o palestrante discorrer sobre a necessidade de utilização do modal com equilíbrio entre prazo, custo e distância.
Outro apontamento importante feito por Mamede foi a necessidade de integração dos aeroportos às rodovias e ferrovias brasileiras. "O transporte brasileiro precisa ser intermodal. Somente integrando esses setores teremos uma plataforma logística para as operações realizadas no país", concluiu.