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ALL transporta bobinas de aço para Usiminas

Por Redacción el 13 de abril de 2010 a las 14h59 (atualizado em 13/04/2011 às 15h31)

Projeto desenvolvido em conjunto entre ambas as empresas exigirá R$ 235 milhões em investimento e deverá movimentar até 95 mil toneladas mensais

Está em andamento um serviço de transporte de bobinas de aço pela a ALL para a Usiminas, envolvendo os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. Desenvolvido e financiado em conjunto entre as duas empresas, o projeto deverá custar ao todo R$ 235,5 milhões e a meta é movimentar, ao final de 2011, 95 mil toneladas por mês do produto final. A operação compreende o escoamento da produção das plantas de Cubatão (SP) e Ipatinga (MG), o transporte e armazenagem da carga, além da entrega ao cliente final da siderúrgica. “Isso transforma toda a logística da Usiminas, já que seu estoque agora fica num raio de menos de 100 quilômetros do cliente”, explica Sergio Nahuz, diretor de Industrializados da ALL.

O projeto está estruturado em quatro fases, sendo a primeira delas a fase piloto, iniciada em abril de 2009, movimentou 10 mil toneladas por mês de bobinas de aço entre Cubatão e Porto Alegre, respectivamente fábrica e CD da Usiminas. A segunda etapa, cuja implantação se inicia agora e deve durar até até o final do ano, se refere a este mesmo trecho, mas com um volume transportado três vezes maior. Para isso, a ALL reformará 290 vagões e investirá, em conjunto com a siderúrgica, cerca de R$ 70 milhões. A terceira fase faz o mesmo tipo de transporte, também a partir da planta paulista, só que com destino ao armazém de Araucária (PR). Como na etapa anterior, a meta é movimentar 30 mil toneladas mensais na rota, que deverá exigir R$ 72 milhões em aportes para sair do papel no primeiro semestre de 2011.

Para o segundo semestre do ano que vem está prevista a implantação da quarta fase, com escopo diferente das outras. Ao contrário das etapas anteriores, que dizem respeito ao transporte exclusivamente ferroviário entre fábrica e CD, no caso da produção oriunda de Ipatinga, a operação agrega o modal rodoviário no transporte outbound com destino a Porto Alegre, passando pelo terminal da ALL em Tatuí (SP) para transbordo. A implantação desta fase deverá consumir aproximadamente R$ 95 milhões em investimentos e tem como meta movimentar 35 mil toneladas por mês no trecho.

“Nós já fazíamos operações com esse mesmo escopo, inclusive com a entrega ao cliente final, na divisão de Industrializados, em segmentos como o petroquímico e o agrícola, mas essa é a primeira em siderurgia”, afirma Nahuz. Dos R$ 235 milhões necessários ao investimento, a ALL arcará com R$ 125, a serem empregados na aquisição de 41 novas locomotivas e na reforma de 1.107 vagões que já fazem parte dos ativos da empresa. O restante ficará a cargo da Usiminas, que será a responsável por obras de infraestrutura de carga e descarga nos terminais de Porto Alegre, Tatuí e Araucária, no incremento da via permanente, e na construção de um ramal ferroviário entre seus pátios Leste e Piaçaguera, na unidade de Cubatão. Segundo o executivo, quando estiver a todo o vapor, o projeto deverá representar cerca de 30% do fluxo de Industrializados.

www.all-logistica.com

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