Segunda edição do evento do ILOS trará vários nomes internacionais e terá o supply chain sincronizado com a demanda como um dos temas-chave
Em sua segunda edição, o Future.Log – II Fórum Internacional de Inovações em Logística, organizado pelo Instituto de Logística e Supply Chain – ILOS, em parceria com a AMR Research, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de abril, em São Paulo, dará foco a um tema que está nos corações e mentes dos executivos de logística no mundo: a sustentabilidade no supply chain. Com a crescente globalização e a pulverização dos mercados consumidores e fornecedores, a questão de como desenvolver as atividades relativas à cadeia de suprimentos utilizando de forma mais eficiente e sustentável os recursos do planeta se torna mais premente, e os vários elos da cadeia de suprimentos representam enormes oportunidades de melhorias. O tema é tão atual que tem sido foco de inúmeras pesquisas globais, mirando a viabilidade da inclusão de populações de países periféricos na prosperidade global.
Para falar do tema, o evento traz no primeiro dia três Sessões Gerais, tendo palestrantes como Dale Rogers, diretor do Center for Logistics Management, professor de Gestão de Supply Chain na Universidade de Nevada (EUA) e líder de Práticas em Sustentabilidade e Logística Reversa do Instituto ILOS (veja artigo nesta edição); Stephen Stokes, vice-presidente de Sustentabilidade e Tecnologia Verde da AMR Research; e Sérgio Abranches, Ph.D., cientista político e líder em Macro-Tendências do Instituto ILOS.
Além da sustentabilidade, outra questão que está na pauta do dia dos responsáveis pelo desenho estratégico das cadeias de suprimentos, e que é o tema do segundo dia do Future.Log, é a sincronização do supply chain com a demanda, que vem dentro da tendência de orientar produtos e serviços às necessidades dos clientes. Para isso, é indispensável o alinhamento dos processos de forma a sincronizar a capacidade de atendimento – fornecimento, produção e distribuição – às variações de demanda. Nesse ambiente, a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental, proporcionando a visibilidade tão necessária a essa integração.
Para desenvolver este assunto, o fórum traz, em duas Sessões Gerais, especialistas como Matt Waller, professor da Universidade do Arkansas (EUA) na área de Supply Chain Management; e Steve Steutermann, diretor de Pesquisa da AMR Research, que tem como foco a indústria de bens de consumo no que tange às cadeias de valor de serviços.
Cada um dos módulos será acompanhado de fóruns de debate – um para o tema sustentabilidade, no primeiro dia, e dois para a demanda, no dia 27. Com um mediador e a participação ativa do público, estes módulos terão a participação de altos executivos de empresas nacionais e multinacionais presentes no mercado brasileiro, além dos palestrantes das sessões gerais.
Durante o Future.Log 2010, o mercado brasileiro conhecerá ainda os vencedores do Prêmio ILOS de Logística 2010, entregue aos dez melhores prestadores de serviços logísticos (PSL) brasileiros, escolhidos pelos usuários dos serviços, de acordo com uma pesquisa exclusiva feita pelo instituto. Na edição passada, 378 profissionais votaram nos dez melhores. O evento terá ainda, paralelamente, a feira Expo.Logística, com os principais fornecedores de produtos e serviços aplicados ao setor, que forma um ambiente propício ao networking e à troca de experiências entre os profissionais da área.
Para maiores informações, inscrições e programação completa do evento, acesse www.ilos.com.br/foruns ou a Congregare Marketing de conferência: (21) 2524-4401 – logística@congregare.com.br.
Future.Log – II Fórum Internacional de Inovações em Logística e Expo.Logística 2010. 26 e 27 de abril – Centro Fecomércio de Eventos, São Paulo, SP.