Ferramenta para comércio junto à União Europeia, da Conex e Bysoft
Por
Redacción el
30 de marzo de 2010 a las 11h01
(atualizado em 22/03/2012 às 15h10)
A Bysoft e a Conex firmam parceria e apresentam ao mercado uma solução que tem como meta beneficiar todas as empresas exportadoras que têm relação comercial com a União Europeia (UE). Trata-se do Sistema de Controle de Importação (ICS), ferramenta que faz a gestão de declarações eletrônicas seguras para a importação de mercadorias no território aduaneiro da UE. A solução foi desenvolvida para atender as normas estabelecidas pela Organização Mundial das Alfândegas (OMA), o Safe Framework, que visa garantir e facilitar a proteção dos movimentos de exportação para a UE. O novo regulamento exige que alguns dados sejam enviados para a alfândega de entrada antes que a mercadoria chegue ao território da UE ou antes mesmo que a mercadoria seja embarcada no país de origem.
Na prática, o ICS via destina-se a conduzir em tempo real o fluxo eletrônico de declarações seguras das mercadorias exportadas para a UE, estruturar e organizar a troca de informações entre os atores da supply chain e as diversas administrações na região de envio, garantir a transferência de dados seguros, em conformidade com as especificações técnicas e regulatórias dos 27 Estados membros da UE e enviar a autorização para a descarga de mercadorias no momento da chegada em território europeu (Número de Referência do Movimento – MRN).
A Conex, empresa européia especialista em intercâmbios eletrônicos de dados entre os profissionais e as autoridades aduaneiras, criou o ICS que permite a transmissão de dados às administrações alfandegárias para análise de riscos de segurança assim que a ENS (Declaração Sumária de Entrada) for transmitida. O papel da Bysoft no processo é formatar um portal web que atenderá todo Brasil (via Bysoft) e à toda União Européia (Via Conex) e proverá a troca de dados seguros em formato EDI.