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Correios focam em logística reversa

Por Redacción el 3 de mayo de 2007 a las 12h20 (atualizado em 06/05/2011 às 15h57)

Modalidade foi escolhida após a constatação da necessidade de clientes e consumidores por soluções completas

A logística reversa é a nova aposta da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) para melhorar o pós-venda e fidelizar os clientes que compram à distância. A estratégia da companhia foi traçada após identificar, nas empresas que utilizam o serviço de encomendas, o desejo de receberem soluções completas de movimentação.

O serviço, que já era oferecido pontualmente para alguns clientes, agora entrou na carteira da empresa. Isso porque a venda do produto muitas vezes não termina com sua entrega ao cliente final. Alguns itens terão de retornar às lojas por razões comerciais ou legais, como arrependimento da compra, garantia dada pelo fabricante contra defeitos ou falhas de funcionamento ou erros no processamento dos pedidos.

Alguns segmentos, como o de comércio eletrônico, telefonia celular e de eletroeletrônicos, estão mais expostos a essa realidade e merecem uma política pontual de logística reversa, a fim de realizar as devoluções ou trocas de produtos no período da garantia ou devido à assistência técnica. Segundo o assessor do Departamento Comercial de Encomendas, Ailton Fôgos, a ECT contabiliza, apenas nesses setores, uma demanda mensal de 410 mil pedidos. Deste total, cerca de 50 mil retornam.

Fôgos divulga que o principal investimento da empresa para iniciar as operações de logística reversa é nos sistemas de informação. “Iremos investir em infra-estrutura para dar conta do crescimento de pedidos de coleta domiciliar. Ainda este ano, também contrataremos carteiros e compraremos veículos”, afirma.

O assessor comenta, contudo, que não há uma estrutura dedicada nos Correios para a atividade de logística reversa. “No roteiro de entrega dos carteiros existe um ponto em que ele coletará uma encomenda. Estamos agregando um canal de captação na operação de distribuição”, conta.

Modalidades

Os Correios disponibilizam aos seus clientes três maneiras de efetuar a atividade de logística reversa e encaminhar os itens aos centros de origem ou assistência técnica. Uma delas é a Logística Reversa Domiciliar, realizada pelo carteiro, que coleta as mercadorias no endereço do consumidor final. Este tipo de serviço está disponível em 684 cidades brasileiras, com municípios concentrados nas regiões Sudeste e Sul.

Já a Logística Reversa na Agência realiza a postagem da encomenda em uma agência postal, mediante a apresentação, pelo consumidor final, do número da autorização de postagem (e-ticket), emitido no site dos Correios. “Na agência, há um sistema para validar o código de autorização de postagem, que verifica se o código já não foi utilizado e se o pedido ainda está no prazo de validade. Caso seja válido, o consumidor faz a postagem da mercadoria gratuitamente nos Correios para ser trocada”, afirma.

E há ainda a Logística Reversa Simultânea, com a coleta das mercadorias no endereço do consumidor final, mediante a entrega simultânea de produto para ser substituído, que retorna aos depósitos dos clientes dos Correios.

Fôgos explica que os serviços estão formatados para clientes da ECT com contratos, em âmbito nacional, de três tipos de encomendas: Sedex, e-Sedex – utilizado pelos portais que comercializam produtos pela internet –, e PAC – Encomenda Econômica dos Correios, com peso de até 30 kg. Hoje, 375 companhias sob contrato, de um total de dez mil clientes, utilizam o serviço de logística reversa dos Correios. A modalidade mais utilizada de logística reversa é a Domiciliar (75%), seguida pela Agência (20%) e a Simultânea (5%).

O assessor salienta que as modalidades são escolhidas pela companhia que comercializou o item. É papel do comerciante, também, avisar ao cliente que, caso haja defeito, a companhia disponibiliza a troca do produto por meio dos serviços oferecidos pelos Correios.

www.correios.com.br

 

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