De acordo com ele, esse resultado pode ser atribuído ao nível das palestras, às novidades registradas nos painéis, onde o formato de mesas solenes foi substituído por uma troca de idéias mais solta entre profissionais e público e temas abordados, além do prêmio, "como sempre um sucesso", nas palavras de Moreira e a qualidade da Expo 2003. Ele destaca que a entidade procurou mesclar perspectivas econômicas, com professores universitários de renome e, ao final, fechou com um especialista em gestão de pessoas. "Tudo isso nos motiva a lançar já o VI Congresso da Associação Brasileira de Movimentação e Logística e trabalhar firme para fazer um outro grande evento", informa.
No congresso, foram lançadas as Células de Soluções Logísticas, um espaço montado dentro da feira, com a apresentação do funcionamento de cada uma das partes integrantes de um sistema de recebimento, estocagem, seleção de pedidos, consolidação, roteirização e monitoramento de entrega, tudo com suporte de softwares de gestão. "A célula foi uma experiência bastante importante neste evento, que ancorou as vistas à Expo 2003 e sem dúvida foi um ponto alto no Congresso. Precisamos aprimorá-la", considera o presidente. Doze empresas participam da célula, mas, de acordo com Pedro Moreira, é possível fazer uma área maior e com mais soluções.
Outros destaques do Congresso foram os lançamentos do Programa de Responsabilidade Social e do Anuário de Logística e Movimentação da ABML. No anuário todos os associados exporão seus produtos, balanços por setor nos diversos segmentos, além da análise de economistas e de professores. Já o Programa de Responsabilidade Social será um trabalho de motivação das empresas para que contratem pessoas portadoras de deficiência física.
ABML – www.abml.org.br