A operadora logística Solistica investiu mais de R$ 3 milhões na automação da operação da unidade de Campinas (SP). A unidade passará a contar com um sorter para classificação automática de pedidos, separando-os por destino de envio. O objetivo, com a aquisição do equipamento, é aumentar a capacidade produtiva do local, um dos principais cross-dockings da companhia.
A unidade foi escolhida para receber o material por se tratar de uma filial hub, que contempla todas as operações, com alto volume de carga. O espaço tem 45 mil m², oficina, posto de combustível e lavador de veículo.
"O sorter nos permite separar, pesar e cubar volumes em grande escala, fazendo com que a unidade seja mais eficiente e assertiva na classificação de materiais. Assim, podemos aumentar a produção com os mesmos recursos que contamos na atualidade", explica o diretor da Unidade de Negócios LTL da Solistica no Brasil, Rafael Abreu.
Outro benefício, com a instalação do equipamento, é a agilidade durante o processo. Todo o trabalho de pesagem, medição e separação de volumes, que hoje é realizado manualmente, passará a ser realizado por esteiras automatizadas. Com isso, é previsto um impacto positivo e ganho de velocidade nas tarefas diárias e nas entregas das cargas dos clientes. "Pretendemos aumentar ainda mais o volume de carga processada pela unidade, com a mesma quantidade de pessoas", acrescenta Rafael.
A companhia já planeja a instalação de um novo equipamento para aumentar a capacidade operacional no Brasil.
LEIA TAMBÉM: