A Panalpina Brasil fechou, recentemente, um contrato com a filial nacional da montadora de origem italiana Ducati. A operação consiste na armazenagem das motocicletas e de suas respectivas peças de reposição no centro de distribuição localizado em Cajamar (SP). O operador logístico também fica responsável por toda a gestão e o controle de inventário dos produtos da marca.
O CD conta com mais de 20 mil m² de área total, dos quais 2 mil m² são dedicados exclusivamente aos produtos da Ducati. A estrutura, onde a companhia opera desde 2011, também abriga produtos de outros clientes dos setores automotivo, home center, varejo e hidráulico.
“Fomos convidados pela própria Ducati para participar da licitação que garantiria para a operadora logística selecionada a armazenagem das motos da montadora, que até então estava a cargo de uma concorrente. Baseados em nossa expertise no segmento de veículos premium, fomos os escolhidos”, conta o diretor de Marketing e Vendas da Panalpina Brasil, Gustavo Paschoa. “Oferecemos uma solução efetiva para as atividades logísticas que a Ducati vinha realizando no Brasil e crucial para o desenvolvimento dos planos de crescimento projetados para o mercado nacional”, reforça o diretor nacional de Logística da companhia, Marcelo Tonet.
Ele explica ainda que o contrato com a Ducati evoluiu em pouco tempo. Segundo Tonet, com menos de dois meses de operação a montadora percebeu a qualidade dos serviços prestados e ampliou os negócios com a Panalpina. “Inicialmente, negociamos a armazenagem e o CD de produtos acabados, ou seja, as motocicletas prontas. Com menos de dois meses de operação, fomos contemplados também com o armazenamento de peças de reposição, que abastecem todas as concessionárias da marca”, afirma.
A operadora também segue trabalhando para ampliar ainda mais os negócios com a empresa, como assumir e coordenar as operações de importação, que atualmente são feitas pela própria Ducati. “Atualmente ela importa as motocicletas de maior valor da Itália e mantém em produção nacional a maioria dos modelos comercializados em regime de CKD (completely knocked down), em Manaus. Todos os modelos vão para o nosso armazém de Cajamar, para depois serem distribuídos para a rede credenciada da marca por todo o país”, diz Paschoa.
De acordo com ele, a conquista de um cliente como a Ducati representa a consolidação da Panalpina em um mercado de marcas premium, onde a exigência de atendimento ao cliente final é exponencialmente maior que a média. “A Panalpina já é reconhecidamente uma provedora de serviços nesse mercado e hoje atendemos diversas empresas desse segmento”, conclui.