Unidade conta com três mil m² e tem capacidade para estocar 80 toneladas
A Gollog, unidade de negócios de transporte de cargas da Gol Linhas Aéreas, apresentou ao mercado ontem, dia 14, seu novo terminal de cargas na cidade de São Paulo. Localizado na área aeroportuária do Aeroporto de Congonhas, a estrutura, que já opera desde o último dia 04 de setembro, se destaca por possuir acesso direto à pista.
Segundo o diretor de Cargas da Gol, Carlos Figueiredo, a localização é o principal diferencial competitivo. “Antes preparávamos as cargas com duas horas de antecedência para embarque. Agora, são 40 minutos”, diz. Isso porque, completa, a localização da antiga unidade exigia que a frota de veículos da empresa percorresse três quilômetros em vias públicas até chegar ao aeroporto. O novo terminal tem outra novidade. O local conta com uma área segregada de 60 m² destinada à operação de itens de alto valor agregado. “Vamos atuar com mais força no segmento de eletroeletrônico e na movimentação de celulares”, afirma.
Ao todo, o novo terminal conta com três mil m² de área de armazenagem e tem capacidade para estocar até 80 toneladas. “Já estamos movimentando 34 t. por dia e nossa meta é dobrar este índice dentro de 12 meses”, anuncia. Hoje, o terminal de Congonhas representa 9% da receita do segmento de carga e a expectativa com a inauguração é chegar a 15%.
A economia de custos é outra vantagem esperada devido à proximidade com a pista. De acordo com o diretor, apenas com combustível gastava-se R$ 4 mil por mês. O executivo não sabe mensurar a redução que será obtida, mas comemora o fato de a companhia, agora, poder racionalizar a utilização de veículos.
A antiga operação era realizada em duas estruturas, uma de 600 metros m² para o embarque de mercadorias e outra de 200 m² utilizada para o desembarque. A capacidade de armazenagem, somados os dois imóveis, era de 20 t. com movimento diário de 30 t.
Ações e perspectivas
A abertura da unidade no Aeroporto de Congonhas faz parte da estratégia de investimento da companhia para reforçar a participação do segmento de carga. Figueiredo anuncia outras ações. “Em Abril de 2011 vamos inaugurar nosso novo terminal em Guarulhos (SP). O local conta com uma área total de 10 mil m², sendo cinco mil m² de armazenagem”, resume. Hoje, a empresa opera na região, que representa 22% dos negócios de carga, com um armazém de 1.200 m² que movimenta 50 t. por dia.
As iniciativas não param. Sem revelar detalhes, o diretor de Cargas revela que os terminais de Fortaleza, Recife e Salvador também terão suas estruturas ampliadas.
Questionado quanto à utilização de aviões cargueiros, o diretor é enfático. “Nossa estratégia de negócios está baseada na utilização inteligente dos porões das aeronaves de passageiros”, diz.
De acordo com Figueiredo, a atividade de carga no faturamento da Gol tem crescido significativamente. Dados divulgados pela companhia dão conta que, no segundo trimestre deste ano, as receitas auxiliares – compostas entre outros itens por remarcação de bilhete, taxa de excesso de bagagem e carga, atividade que mais contribui para estas receitas – cresceram 22,1% frente ao mesmo período de 2009, alcançando 11,3% na receita líquida da empresa. Este aumento deve-se principalmente ao crescimento na receita com transporte de cargas de 57,8% na comparação ano a ano. Os números consolidados não podem ser revelados.
Atualmente, a Gollog, além dos terminais de Guarulhos e Congonhas, conta com 84 franquias, que atendem 1.800 municípios em todo o Brasil. A meta para o final do ano, revela Figueiredo, é ampliar o número de franqueados para 120, chegando a dois mil municípios atendidos.
www.gollog.com.br