Local atenderá o mercado interno e tem capacidade para expedir até 700 caixas por hora
Nove meses após iniciar as obras, o Boticário inaugurou ontem, dia 02 de fevereiro, em Registro (SP), seu primeiro Centro de Distribuição próprio. O empreendimento, que exigiu investimentos de R$ 85 milhões e atenderá o mercado interno, ocupa uma área total de 130 mil metros quadrados, sendo 30 mil metros quadrados de área construída, possui 36 docas – 18 para recebimento e as demais para envio –, capacidade para expedir até 700 caixas por hora e espaço para estocar até 50 milhões de itens em 26 mil posições-palete. A logística interna dos mais de 600 itens do portfólio – entre perfumes, cremes e maquiagens – é realizada pelos 100 funcionários do O Boticário.
O diretor de Operações, Giuseppe Musella, informa que em 2008 a companhia fez uma revisão de seu plano diretor. Neste momento, verificou-se a necessidade de expandir a área de logística a fim de atender à crescente produção da fábrica de São José dos Pinhais (PR). “Antes, tínhamos uma armazenagem descentralizada em nove CDs, o que gerava ineficiência no atendimento aos clientes e aumento nos custos”, diz. Os armazéns, sob gestão de empresas parceiras, continuarão a prestar suporte às operações da companhia, oferecendo serviço de cross-docking e distribuindo as mercadorias localmente. O estoque, agora, é todo centralizado em Registro. Vale lembrar que os pontos de venda instalados no estado de São Paulo serão atendidos diretamente pelo CD próprio. A região, segundo o gerente de Operações e Logística, Raul Goulart, representa 30% das entregas da companhia.
A abertura do centro gera otimismo no executivo. “Acredito que ganharemos um dia nas entregas. No interior paulista, o prazo de entrega cairá para dois dias”, informa. A separação dos pedidos e composição do mix entregue aos franqueados também serão beneficiadas com a inauguração. “Contamos com lojas de todos os tamanhos. Por isso precisávamos de um processo que nos permitisse atender tanto a loja que necessita de apenas um item, quanto àquele ponto de venda que pede grandes volumes”, explica. Gourlart conta que o novo CD conta com uma linha integrada de separação para itens de alto giro e outra para itens de médio e baixo giros. Anteriormente, reconhece, a linha era linear. Ao todo, são 1.500 SKUs.
Para o presidente, Arthur Grynbaum, a iniciativa potencializa entregas mais flexíveis, aumentando a capacidade de abastecimento dos pontos de venda. Números da empresa dão conta que, hoje, são 2.810 lojas espalhadas por todo o Brasil.
Presente à inauguração, a prefeita de Registro, Sandra Kennedy, espera que a chegada do Boticário à cidade seja o início de uma fase de desenvolvimento para toda a região. “O Vale do Ribeira tem potencial para logística e transporte”, assegura. O governador, José Serra, reforça a fala da prefeita. “O CD significa que a região é um pólo de desenvolvimento”, resume.
Já o presidente da empresa, ressalta que o investimento demonstra a confiança que a companhia tem no país e em São Paulo. “O centro de distribuição reafirma a parceria e o compromisso com o estado”, salienta.