Concessão de exploração do aeroporto vale por 15 anos e pertence ao grupo do Porto Seco Norte do Paraná
O Terminal Internacional de Cargas do Aeroporto Regional Sílvio Name Júnior, em Maringá (PR), iniciou, no último dia 11, suas operações de importação e exportação. A princípio, os voos entre o município e Miami, nos Estados Unidos, serão quinzenais, com saídas às terças-feiras, e estão sob responsabilidade da ABSA Cargo Airline e de suas parceiras LAN Cargo, do Chile, e MAS Air, do México. “Mas assumimos o compromisso de, dentro de quatro meses, termos frequencias semanais nessa rota”, afirma Marcos Capellazzi, superintendente do TeCa Internacional e do Porto Seco Norte do Paraná.
O aeroporto existe desde o ano 2000, mas só em janeiro de 2008 recebeu habilitação da Anac – Agência Nacional de Aviação Civil – para realizar transporte internacional de cargas. “Em maio seguinte, a Maringá Armazéns Gerais, grupo ao qual pertencem o TeCa Internacional e o Porto Seco Norte do Paraná, conquistou a concessão de exploração desse serviço em um contrato que tem duração inicial de 15 anos, renováveis por mais 15 anos”, relembra o executivo.
A empresa passou cerca de um ano se adequando às normas previstas por órgãos federais presentes nos aeroportos, como a Anvisa e o Ministério da Agricultura, por exemplo, até que o Terminal fosse alfandegado pela Receita Federal, em junho último. “Esse processo envolveu, principalmente, a instalação de aparato de segurança e controle de entrada e saída de pessoas, de cargas e de veículos; e a aquisição de estantes porta-paletes e empilhadeiras para movimentar a mercadoria em trânsito”, enumera Capellazzi.
A expectativa do grupo Maringá Armazéns Gerais é que o TeCa, com suas 200 posições-palete, seja apenas um entreposto para que a carga transite rapidamente. “O desembaraço da mercadoria continuará sendo feito no Porto Seco, com a segurança e a eficiência de sempre”, informa o superintendente.
Voos
Com o início das operações no TeCa Internacional Norte do Paraná, a ABSA Cargo amplia sua presença no sul do país, onde já atuava em Curitiba e Porto Alegre. O voo inaugural trouxe para o Paraná 38 toneladas de produtos de tecnologia, carga de alto valor agregado, e levou de volta para Miami, nos Estados Unidos, quatro toneladas de mercadorias de uma confecção paranaense. “A meta, no entanto, é de exportar 100 toneladas mensais nessa rota já nos próximos quatro meses”, aposta Capellazzi.
O diretor Executivo da ABSA comemorou bastante a nova operação da companhia no TeCa Internacional Norte do Paraná. “Esta é uma região muito importante para o país, que mescla indústria e agropecuária e tem alto poder aquisitivo”, justifica Pablo Navarrete. Os voos dessa rota serão feitos em regime de intercâmbio de aeronaves e tripulação com as parceiras LAN e MAS.