Desde 2005 prestando serviços à fabricante de plásticos, operadora agora aumenta o escopo de sua atuação na empresa
A Sabic Innovative Plastics, que desde 2005 é cliente da Ceva Logistics, acaba de ampliar seu contrato com a operadora. “Até maio deste ano, a empresa era responsável pela logística interna do almoxarifado, controlando o recebimento, a estocagem, o faturamento e a expedição das matérias-primas para os respectivos setores”, relembra Ricardo Melchiori, diretor de Operações da Ceva. Agora a operadora também distribui os produtos acabados da fabricante de plásticos em três dos quatro estados do Sudeste, com exceção no Espírito Santo.
“A atividade engloba o transporte de 70% da produção da Sabic em resinas e chapas de policarbonato – o equivalente a mil viagens por mês –, exigindo 25 veículos dedicados”, contabiliza Melchiori. Esses produtos são destinados a empresas que transformam polímeros de engenharia em plástico de alta performance, gerando objetos como faróis de automóveis e carcaças de aparelhos celulares.
Embora seja relativamente grande, essa distribuição não exigiu um investimento muito alto, pois a Ceva já mantinha funcionários, dedicados à operação, dentro da fábrica da Sabic. Apenas seis novos colaboradores foram contratados para completar a equipe e os veículos realocados, depois de passar pelas devidas adaptações. A frota é composta por caminhões de diferentes capacidades de carga: os menores suportam até três toneladas, os médios são tocos até seis toneladas e os truques transportam até 12 toneladas – eles incorporam baús de alumínio ou siders.
Além da logística interna e da distribuição dos produtos da fabricante, desde junho a Ceva conduz também o fluxo inbound da Sabic. Ou seja, a operadora logística vai diariamente aos fornecedores, todos na Grande São Paulo, para retirar as matérias-primas e mandá-las para seu Centro de Consolidação. De lá, o material é entregue nos setores de recebimento da Sabic. Somadas todas as movimentações realizadas pela Ceva, chega-se a um volume de cinco mil toneladas mensais. “Devido à extensão e variedade dessa operação, seu desenho logístico precisa ser absolutamente preciso”, justifica o Melchiori.