Empresa abre novas filiais, dobra capacidade de unidades existentes
e investe em frota para suprir a demanda
A Expresso Brilhante está acelerando seu projeto de expansão de filiais para melhor atender à demanda dos clientes de vários segmentos da economia – em especial, das indústrias automobilística e eletroeletrônica que têm crescido de forma vigorosa nos dois últimos anos –, tanto para serviços de transporte como de operação logística. Embora a empresa esteja em processo de abertura em inúmeras cidades paulistas, o foco é engrossar a operação no Nordeste, tanto na movimentação local como para outros estados, com a prospecção de novos contratos.
Ao todo, estão em fase de abertura nove filiais no interior de São Paulo (Araraquara, Bauru, Birigui,Campinas, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto) e duas no Nordeste (Aracaju e Itabuna). Os novos endereços vão se somar à atual estrutura composta de 38 unidades, distribuídas em 19 estados do país, para atender a uma carteira de mais de seis mil clientes – sendo 96,5% de usuários exclusivos de serviços de transportes e 3,5% de logística.
Mas não é tudo. Segundo Cristiano José Gonçalves Luiz, diretor Comercial do Expresso Brilhante, como a empresa tem uma expectativa de crescimento bastante otimista para este ano, muitas das unidades existentes dobrarão a capacidade de atendimento. “Estimamos que a atividade de transporte cresça cerca de 40% e os serviços de logística 15%”. Essa projeção também envolve investimento na atual frota de 122 veículos, de médio e grande portes, com três anos de vida útil, no máximo. “Neste segundo semestre vamos comprar mais 30 conjuntos de cavalos e carretas”, comenta.
Entre as unidades que estão em fase de expansão destacam-se Belém, Goiânia, Manaus, Marabá, Santarém e Uberlândia – a maioria dobrará a capacidade, com exceção de Marabá que crescerá três vezes. “Acabamos de adquirir uma área de 12 mil m² em Guarulhos (SP), dos quais 5 mil m² equivalem a um terminal. O mercado de São Paulo já conta com 7.500 m² de plataformas e 20 mil m² de pátio, agora teremos maior capacidade para atender aos setores automobilístico e eletroeletrônico”, revela o executivo. A unidade também comportará a operação logística de uma grande indústria de embalagem – nome não revelado –, o que elevará a atuação local da empresa neste segmento em 30%. Nesta atividade, os mercados mais expressivos do Expresso Brilhante são Belém, Goiânia, Manaus, São Paulo e Uberlândia, MG. Nestas localidades são realizados serviços como armazenagem, controle de estoques, picking, distribuição e outros. “Recentemente, o Expresso Brilhante abriu unidades em Paragominas (PA), São Luís, Imperatriz (MA), Salvador e Belo Horizonte para realizar serviços logísticos para um único cliente”, comenta Luiz.
Com tantos projetos, a empresa se prepara agora para reformular toda a sua malha operacional, visando estabelecer rotas ligando localidades de grande movimentação, como, por exemplo, Goiânia com o Paraná, e implantar áreas de negócios na empresa. “Nossa intenção é dividir as atividades da empresa por produtos, como carga aérea, transporte rodoviário, logística, químicos e fármacos”, comenta, antecipando que a companhia já possui certificações da Anvisa, para o transporte de medicamentos, cosméticos e alimentos.
Segundo o executivo, o Expresso Brilhante possui hoje 750 funcionários diretos e mais de 2.000 prestadores de serviços. A projeção de faturamento da empresa para este ano é de R$ 5,5 milhões.