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Iveco inaugura centro de desenvolvimento de produto

Por Redacción el 13 de junio de 2008 a las 15h31 (atualizado em 05/05/2011 às 15h52)

Empreendimento instalado em Sete Lagoas demandou investimentos de R$ 30 milhões

Com investimentos de R$ 30 milhões, a Iveco inaugurou ontem, dia 12 de junho, seu Centro de Desenvolvimento de Produto (CDP). Localizado em Sete Lagoas (MG), o empreendimento, o primeiro fora da Europa, ocupa quatro mil metros quadrados dentro do Complexo Industrial Integrado da companhia e foi concebido para desenvolver e criar novos caminhões pensando nas necessidades e diferenciais do mercado latino-americano. O local conta com uma estrutura de escritórios e uma oficina de montagem de protótipos e testes e  com o trabalho de 100 engenheiros e 200 técnicos, entre mecânicos, motoristas, eletricistas e ferramenteiros. Para 2009, está prevista a construção de uma pista de provas com 1.500 metros de extensão. Numa segunda etapa, ainda sem data definida, o local será ampliado para 2.500 metros.

Segundo o diretor de Desenvolvimento de Produto da Iveco Latin America e idealizador do projeto, Renato Mastrobuono, a América Latina precisa de veículos vocacionados para atender as exigências e profissionalização do segmento de transporte. “Não podemos apenas colocar veículos no pátio e procurar pelos clientes, uma vez que cada atividade tem suas necessidades e precisamos supri-las para que haja eficiência”, diz. O executivo diz que o centro oferece alternativas para otimizar o atendimento das exigências de seus parceiros, aproximando-os ainda mais da montadora.

Mastrobuono enfatiza, também, que o centro de engenharia permitirá a união da força global da empresa com a experiência da montadora na região. “Além de dispor do vasto arsenal tecnológico da Iveco mundial, contamos, agora, com engenheiros brasileiros e argentinos para adaptar os produtos aos mercados e, principalmente, para desenvolver produtos específicos para a AL”, conta.

Iveco inaugura centro de desenvolvimento de produto
Para o presidente da Iveco Latin America, Marco Mazzu, o CDP tem um papel-chave no plano estratégico da empresa de lançar duas linhas de produto por ano nos próximos três anos e expandir a participação da companhia na região. “Essa é uma hora decisiva da Iveco. Com o Centro de Desenvolvimento de Produto nos tornaremos ainda mais competitivos, com respostas mais ágeis às demandas do mercado e com uma linha crescente de produtos”, afirma.

Divisões

Para desenvolver produtos direcionados, a Iveco dividiu a área de desenvolvimento em sete especialidades: engenharia avançada, powertrain (trem de força), chassi, elétrica e eletrônica, carroçaria, engenharia do cliente, teste e protótipo.

A engenharia avançada responde pela elaboração do conceito de um novo produto e define seu conteúdo técnico de acordo com o mercado para o qual será produzido. A área elétrico-eletrônica adapta as funções disponíveis na matriz tecnológica européia da Iveco à realidade e utilização local, adequando, por meio de testes, as interferências eletromagnéticas, durabilidade de componentes frente às condições climáticas e de uso dos mercados locais. Há, ainda, o trabalho de equipar os veículos com os requisitos de comunicação, interatividade e conectividade.

O setor responsável pelos chassis trata do desenvolvimento da base estrutural do veículo – chassi, suspensões, sistema de direção, sistema de combustíveis, freios, rodas e pneus. Já o de carroçarias desenvolve diversos projetos, incluindo desde o design externo ao acabamento interno dos veículos. As metas dos profissionais atuantes nesta área são assegurar a integridade estrutural e a durabilidade da cabine levando em conta a ergonomia e conforto do motorista e acompanhante.

No  espaço powertrain o trabalho consiste em desenvolver a combinação conjunta motor-câmbio e dimensioná-lo às necessidades dos modelos em termos de potência, torque e desempenho dinâmico. Além disso, tem a função de buscar a otimização de consumo de combustível.

Já o departamento de teste e protótipo constrói e certifica o projeto por meio de validação e aprovação de modelos de novos produtos. Para obter as certificações, são necessários testes funcionais, de homologação e durabilidade, em laboratório ou veiculares, visando o desempenho planejado. É de responsabilidade desta área todos os testes, manutenção e avaliação dos protótipos e veículos pré-série, observando as características de desempenho, ruído, durabilidade, emissão, conforto e consumo de combustível.

Para finalizar, a Iveco implantou a engenharia do cliente. A área trabalha no acompanhamento dos veículos de série em operação, visando o aperfeiçoamento contínuo da qualidade, redução dos custos operacionais ou melhoria das características do produto. Nesta análise, são levados em consideração aspectos técnicos oriundos de toda a cadeia – concessionários, implementadores, encarroçadores e fornecedores.

Números

Na oportunidade, a Iveco anunciou que reviu os investimentos destinados à América Latina para o período 2008-2010 e decidiu aumentá-los. A montadora trabalhava com um plano trienal de R$ 375 milhões, mas, devido ao rápido crescimento da marca na região, elevou o volume de inversões para R$ 570 milhões, 52% acima do previsto anteriormente.

Do total de investimentos anunciados para a região, cerca de R$ 120 milhões serão utilizados para aumentar a capacidade produtiva das fábricas da Iveco no Brasil, na Argentina e na Venezuela. Hoje, as três plantas têm capacidade para produzir até 30 mil unidades por ano. Com os investimentos, a capacidade, até 2009, passará a 48 mil unidades anuais.

De acordo com o presidente mundial da Iveco, Paolo Monferino, o continente latino-americano é um dos pontos de crescimento prioritários para a marca hoje no mundo. Em 2007, as vendas da empresa na região cresceram 42%, batendo dos recordes com um total de 17.500 unidades comercializadas. Dados da empresa mostram que as vendas foram puxadas pela expansão da Iveco no mercado brasileiro, onde avançaram 119% sobre 2006. Na Argentina as vendas subiram 24% e na Venezuela 39%.

Para este ano, as previsões têm mantido um ritmo de crescimento vigoroso, com um aumento acumulado na região 36% (8.500 unidades) de janeiro a maio. O Brasil continua como destaque, visto que as vendas no período cresceram 106,5%. Ao todo, 3.600 unidades foram comercializadas no país nos cinco primeiros meses de 2008.

www.iveco.com.br

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