Ibovespa
129.125,51 pts
(1,74%)
Dólar comercial
R$ 5,81
(0,05%)
Dólar turismo
R$ 6,04
(0,05%)
Euro
R$ 6,05
(-0,67%)

Iveco cria centro de desenvolvimento de veículos no Brasil

Por Redacción el 28 de marzo de 2007 a las 17h22 (atualizado em 27/04/2011 às 12h33)

Centro de engenharia em Minas Gerais atenderá mercados de toda a América Latina

A Iveco colocará em operação em maio um centro de engenharia de produto em Minas Gerais com a responsabilidade de coordenar o desenvolvimento dos veículos da marca para toda a América Latina. O centro terá ligação direta com o setor de desenvolvimento de produto da Iveco italiana, localizado na cidade de Turim, e também com a atual área de engenharia da montadora em Córdoba (Argentina), que passará a trabalhar integrada ao centro brasileiro.

A estrutura será enxuta e o centro atenderá a duas “plataformas”, uma de veículos leves e outra dos médio-pesados, cobrindo assim todo o leque de 3,5 a 74 toneladas de PBTC. As plataformas trabalharão a partir de informações recebidas das áreas de vendas, marketing, pós-venda, compras, processos, logística, manufatura, finanças e qualidade.

Os investimentos para a abertura do centro somam R$ 30 milhões em sistemas, equipamentos e pessoal e dois escritórios no estado de Minas dividirão as atividades: as áreas relativas ao marketing de produto, especificação técnica e homologação serão instaladas em Nova Lima, onde fica a sede da Iveco; as atividades de design, engenharia, construção de protótipos e testes serão realizadas na fábrica de Sete Lagoas.

Necessidades dos clientes

A expectativa da Iveco é do novo centro se beneficiar do vasto acervo de produtos e tecnologias da montadora, que desenvolve e produz uma linha completa de caminhões leves, médios, pesados, off-road, extrapesados, veículos para aplicações especiais e heavy-duty (para aplicações severas), ônibus urbanos e rodoviários, além de uma ampla gama de motores diesel e a gás.

“Tal portfólio nos dá grandes oportunidades para ampliar a nossa gama de produtos nos mercados latino-americanos, de acordo com as necessidades dos clientes da região e levando em conta questões como clima, condições das estradas, combustível, legislação ambiental e de transporte”, afirma Renato Mastrobuono, novo diretor do Centro de Desenvolvimento de Produto.

Como linha de trabalho, Mastrobuono pretende estender ao máximo o conceito das “soluções vocacionais”, com atenção para as variadas necessidades dos clientes. “Os transportadores hoje são muito especializados precisam de veículos cada vez mais específicos. Vamos oferecer a eles produtos que aumentem sua competitividade e eficiência em seus ramos de atuação”, afirma ele.

Em médio e longo prazos, Mastrobuono espera acumular informações importantes para realizar outros trabalhos: “Podemos colaborar na área dos biocombustíveis e no desenvolvimento de componentes heavy-duty, em função das condições da infra-estrutura da região”. O enfoque imediato, no entanto, será dado ao mercado brasileiro: segundo o diretor, a Iveco está expandindo constantemente sua gama de produtos no país – oito novos modelos foram lançados nos últimos meses –, mas ainda existem segmentos nos quais a empresa tem presença pequena ou não está presente.

“Como na Europa, a Iveco será uma produtora full range no Brasil”, diz Mastrobuono. “Será possível entregar à produção novos modelos e versões em apenas 12 meses, até um pouco menos. Os primeiros resultados mais concretos chegarão ao mercado já a partir da metade de 2008”. O novo diretor terá sob seu comando uma equipe de cerca de 35 profissionais, entre engenheiros, projetistas e técnicos.

www.iveco.com.br

 

Utilizamos cookies y tecnologías similares para mejorar su experiencia, analizar estadísticas y personalizar la publicidad. Al acceder al sitio web, acepta este uso, de acuerdo con la Política de Privacidad.
Aceptar
Administrar