Na última semana, a DHL Supply Chain e a Adidas Brasil revelaram a inauguração de um centro de distribuição em Extrema, Sul de Minas Gerais, após investimentos que ultrapassam os R$ 70 milhões. Com uma área de aproximadamente 40 mil m², o centro será o principal hub logístico da Adidas no país, abrangendo o atendimento ao e-commerce, varejo e lojas próprias da marca.
O armazém abriga um dos maiores estoques esportivos do Brasil, com impressionantes 50 mil SKUs e 5 milhões de itens. Desde o início, o empreendimento foi reconhecido pelas práticas sustentáveis, obtendo o certificado LEED devido às suas iniciativas de economia de energia e reaproveitamento de resíduos.
Em breve, uma usina solar será instalada no telhado, visando gerar 35% da energia consumida na operação. Além disso, o projeto contribuiu para a criação de 400 empregos diretos em Extrema, com parte da equipe vinda de outras operações da Adidas.
O novo hub logístico da Adidas já está operando com quatro tecnologias inovadoras. Destaca-se o sistema de gestão de estoque (WMS), que utiliza a versão mais avançada do mercado, permitindo execução em nuvem e especialização para estoques omnichannel.
O armazém conta com esteiras automáticas para agilizar a movimentação interna de carga, um equipamento automatizado de sorteamento e um robô responsável pela embalagem, especialmente destinada à área de e-commerce, priorizando materiais sustentáveis, como papel.
Segundo Gabriela Guimarães, vice-presidente de Varejo e E-commerce da DHL Supply Chain, o centro de distribuição representa uma nova abordagem no desenho logístico da Adidas no Brasil, com inteligência logística e tecnologia avançada, visando maior agilidade, confiabilidade e eficiência nas entregas.
O diretor sênior de Supply Chain Management da Adidas Brasil, Andre Biancardini, ressaltou que o novo centro de distribuição proporcionará uma plataforma sólida para o crescimento futuro da empresa, aproximando-se dos principais clientes na região, enquanto incorpora tecnologia, automação e sustentabilidade em suas operações.
"O novo centro de distribuição nos garante uma plataforma sólida para o crescimento esperado para a empresa nos próximos anos. A mudança para Extrema nos torna mais próximos dos nossos principais clientes na região, e garante mais tecnologia e automação, com grande foco em sustentabilidade", declarou Andre Biancardini.