Monsanto terá área dedicada com 5.010 posições-palete
A empresa de transporte e logística Rodasul investiu R$ 3,5 milhões na ampliação das instalações de sua matriz em Cachoeirinha (RS) e na aquisição de novos equipamentos de movimentação e gestão de estoques para atender à demanda dos produtos químicos. A empresa conta agora com uma área construída de sete mil m² destinada exclusivamente à armazenagem de produtos como herbicidas e defensivos agrícolas. Quase 50% (três mil m²) desta área serão dedicados às operações com a Monsanto, empresa que desenvolve sementes convencionais e geneticamente modificadas e herbicidas.
A Monsanto terá à sua disposição 5.010 posições-palete para operações unicamente com a sua linha de herbicidas. Os serviços prestados pela Rodasul incluem a transferência da unidade fabril do cliente em São José dos Campos (SP) para Cachoeirinha, a armazenagem, a gestão de estoque e a distribuição regional, para os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “Já trabalhávamos com a Monsanto há dois anos, fazendo operações spot de armazenagem, e agora estamos com um contrato vinculado a indicadores de desempenho”, afirma Cléo Nunes de Souza, diretor Comercial da Rodasul.
Foi feito um projeto especial juntamente com órgãos ambientais e especialistas em engenharia química, para realizar o projeto da nova área para a Monsanto. “Foi determinada a distância mínima de 60 metros entre as áreas de armazenagem e construídas duas paredes de alvenaria totalmente vedadas, que não permitem nem mesmo a circulação do ar entre os ambientes”, explica Souza.
Com a nova área, a Rodasul ampliou o número de docas de 23 para 37, todas com plataforma niveladora, pé direito de 12 metros e piso industrial fabricado em resina, com resistência de até sete toneladas por m². Para as operações de movimentação, foram adquiridas três empilhadeiras elétricas com elevação de até 9,6 m e quatro transpaleteiras, todas da Hyster, para operações de carga e descarga.