O Grupo Carrefour Brasil anuncia a inauguração de um centro de distribuição (CD) destinado à operação logística de eletroeletrônicos para os canais físicos e e-commerce. Localizada em Cajamar (SP), a estrutura conta com 64 mil m² e tem capacidade para armazenar mais de 300 mil itens.
Segundo a companhia, o investimento em um novo CD, montante não divulgado, ocorre em um momento de expansão da empresa no segmento de e-commerce, que segue registrando crescimento, bem como na consolidação de sinergias entre os canais físico e on-line. No segundo trimestre deste ano, as vendas próprias do e-commerce alimentar e não alimentar registraram, de acordo com o Grupo, acréscimo de 51% frente ao mesmo período do ano passado.
A nova estrutura irá centralizar toda a operação logística, que antes funcionava em Embu das Artes (SP), e parte no centro de distribuição de Osasco (SP). O local terá 300% a mais de capacidade para enviar pedidos diariamente para todo o Brasil, entre eles eletrônicos, ferramentas, artigos infantis, casa e decoração, cultura e entretenimento e perfumaria. O CD de Cajamar visa, ainda, aumentar a capacidade do grupo em ganhos de processos, volume de compra e estocagem.
“Buscamos nesta nova operação melhoria do nível de serviço aos nossos clientes, ganhos de produtividade e redução de custos com a consolidação de pedidos feitos pelos canais on e off em uma única plataforma logística”, diz o diretor de Supply do Carrefour, Marcelo Lopes.
O projeto do CD foi finalizado em dois meses e envolveu uma equipe de 200 profissionais. Alinhado a um dos compromissos do Grupo Carrefour Brasil, o de reduzir o impacto de suas operações, o novo espaço reutilizou diversos materiais, incluindo paletes.
O direror de E-commerce do Carrefour, Luiz Escobar, ressalta que diante do exponencial crescimento do e-commerce, a empresa precisava mudar a estrutura do nosso CD. “Dessa forma, vamos garantir aos nossos clientes ainda mais agilidade nas entregas para todo o país”, pontua.
Multicanalidade
De acordo com dados da companhia, o e-commerce foi o canal de maior crescimento no Carrefour no segundo trimestre deste ano (2T19). O número de visitantes, pedidos e o ticket médio aumentou ante o mesmo período do ano anterior. As vendas no marketplace também cresceram 102% no 2T19, representando 17% das vendas brutas totais em comparação com o mesmo período do ano anterior (2T18).
Já a operação de e-commerce alimentar registrou aumento de cinco vezes nas vendas no 2T19, em relação a abril a junho de 2018, impulsionado pela melhora nos serviços de entrega – 17 pontos de Retire de Carro e entrega expressa, em conjunto com Rappi, disponível em 88 lojas. O número de sellers e SKUs disponíveis no e-commerce Carrefour continua crescendo sendo, atualmente, 2,4 milhões e um acordo com 2.600 sellers.