A AGV Logística inaugurou, no dia 3 de junho, uma filial da Bayer em um de seus condomínios em Vinhedo, no interior de São Paulo. O operador logístico vai atender a divisão de Saúde Animal da fabricante, que mantém fábricas em São Paulo, capital, e em Belfort Roxo (RJ).
Com a Bayer, a AGV inaugura também um novo design organizacional, com a criação da figura do PAI - Profissional de Atendimento Integral, que fará a interface entre os clientes e a AGV, no campo da logística, assumindo o gerenciamento integral da operação. "Cada um de nossos clientes terá agora o seu PAI", explica o diretor Jalaertem de Souza Campos Júnior.
O armazém inaugurado é totalmente dedicado à Bayer. Ocupa 2.800 m2, mas, por enquanto, apenas 1.800 m2 serão utilizados. Os 1.000 m2 restantes estão reservados para futura expansão da armazenagem do cliente. A estrutura é verticalizada em porta-paletes, com endereçamento. O prédio está situado num complexo de quatro armazéns que a AGV mantém no local.
Além de retirar nas fábricas os produtos acabados, armazenar e efetuar o controle dos estoques, a AGV fará, a partir de Vinhedo, a distribuição dos produtos em todo o território nacional. Até então, a operadora era a responsável pela armazenagem e entrega de vacinas contra febre aftosa da Bayer em todo o Brasil. O transporte será feito por empresas terceirizadas, escolhidas a dedo pela AGV.
Para assumir a operação, a AGV teve de investir R$ 3,5 milhões nas instalações e em sistemas de TI e de segurança, para adequar o prédio aos padrões mundiais da Bayer. De acordo com o diretor, o novo contrato vai gerar acréscimo de 5% no faturamento anual da AGV Logística, já neste ano.
A AGV Logística tem uma estrutura operacional formada por 425 mil m2 de terrenos, 52 mil m² de área para armazenagem de produtos secos e 73 mil m³ para produtos frigorificados com ambientes climatizados, resfriados e congelados, em um mesmo local. Sua movimentação anual é de 590 mil toneladas de produtos e 233 mil entregas, além de 8,5 milhões de kits montados.
Além da matriz e quatro filiais em Vinhedo, a empresa tem unidades em Ribeirão Preto, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, Recife, Xanxerê (SC), Imperatriz (MA) e Salvador (BA).
Entre os clientes da AGV estão empresas como Akzo Nobel/Intervet, Baxter, Bayer, Coim, Dow Química, Eurofarma, Fort Dodge, Kibon, Merial, Natura, Nestlé, Perfetti Van Melle, Pfizer, Quest International, Sadia, Sánchez Cano (Fini), Shering Plough Coopers, Shinoda, Unilever Best Foods, Vencofarma, Vallée. (Vera Campos)