A Columbia Nordeste, empresa do Grupo Columbia sediada no município de Simões Filho (BA), inaugurou uma câmara refrigerada que permite à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) inspecionar cargas que necessitam de temperatura controlada.
Com a novidade, a Columbia passa a oferecer seus serviços logísticos a uma ampla gama de indústrias e distribuidores de medicamentos, alimentos e cosméticos interessados em expandir sua atuação no mercado nordestino. A estrutura permitirá que os processos de inspeção sejam realizados com mais agilidade e, consequentemente, a liberação das cargas acontecerá mais depressa.
A câmara possui 40 m² e temperatura interna de até 10 graus, variando de acordo com o tipo de produto. Ela conta com termômetros digitais e pode ser acoplada a contêineres refrigerados. Dessa forma, é possível verificar se as cargas estão armazenadas adequadamente também nos contêineres, preservando a sua integridade.
O local atende ainda outras exigências da Anvisa, como rígido padrão de limpeza, uso de equipamentos de proteção individual para acesso e trabalho e treinamento específico para atuação e vedação para descarga dos contêineres, evitando alterações na temperatura.
O complexo logístico da Columbia Nordeste tem uma área total de 245 mil m² e atua como terminal alfandegado, armazém geral, centro de distribuição de produtos secos e de produtos frios, depósito de contêineres e operações de transporte e portuárias, com a CMLog. Ele conta ainda com uma área exclusiva para cargas de projetos, com grandes dimensões ou excesso de peso.