A Manitou, companhia de origem francesa que atua na fabricação de equipamentos para setores como construção civil, agricultura, indústria e logística, inaugurou hoje, dia 24 de agosto, sua primeira fábrica na América Latina, localizada na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo
Trata-se da décima unidade produtiva da Manitou, que já conta com cinco plantas fabris na França, três nos Estados Unidos e uma na Itália. O empreendimento brasileiro possui 7 mil m² e, desde o início do projeto, gerou mais de 3 mil empregos diretos e indiretos.
A estratégia de construção da fábrica brasileira foi um processo que durou mais de seis anos, entre pesquisas, estudos e visitas. A companhia escolheu o município de Vinhedo devido ao acesso facilitado aos aeroportos de Viracopos, em Campinas (SP), e Guarulhos (SP) e também ao Porto de Santos (SP).
“O Brasil é um país muito relevante para a Manitou, pois vemos um grande potencial de crescimento aqui”, explica o diretor de Operações no Brasil, Marcelo Bracco. Presente em 140 países, a companhia é líder na fabricação e na venda de manipuladores telescópicos.
De acordo com o francês Michel Denis, CEO da Manitou, cerca de 80% nos manipuladores produzidos pela companhia são comercializados na Europa. “A América do Sul tem o menor desempenho, e essa é a razão para construirmos essa fábrica: conquistar o mercado sul-americano”, conta o executivo.
Denis destaca que a Manitou acredita que, apesar da atual crise econômica, o Brasil será, em longo prazo, um grande mercado, e é importante que a empresa esteja presente com sua própria fábrica no país. “Crises são cíclicas e, embora não contássemos com ela quando decidimos vir pra cá, estamos para ficar, pois trata-se de um grande país, com todas as possibilidades de se desenvolver”, diz.
A implantação da unidade local amplia ainda mais o serviço de pós-venda e de atendimento aos clientes brasileiros, com a reposição mais rápida de peças e com uma estrutura de treinamento. A Manitou iniciou a venda de seus produtos no Brasil em 2008, operando por intermédio de distribuidores. A intenção da companhia é de, em cinco anos, chegar à liderança de mercados como construção civil e agricultura.
Neste primeiro momento, a planta brasileira está focada na produção de equipamentos para esses segmentos, mas ela está preparada para fabricar toda a linha de produtos da companhia. O portfólio de máquinas da Manitou possui mais de 400 modelos diferentes – incluindo empilhadeiras com capacidades de carga que variam de 1,8 a 10 toneladas – e aproximadamente 30 mil máquinas são fabricadas anualmente ao redor do mundo.
Detentora também das marcas Gehl e Mustang, a companhia possui um total de 3.200 funcionários, dos quais 225 são engenheiros de desenvolvimento. A rede de revendedores possui 1.400 dealers em todo o mundo e o faturamento total da Manitou em 2015 foi de 1,29 bilhão de euros.