A Ford vai colocar em operação, no dia 1º de agosto, um novo centro de distribuição de peças para exportação que visa atender 12 unidades de produção da marca localizadas em vários países. Situado na cidade de Suzano (SP), o CD estará instalado no entreposto aduaneiro da Cragea, numa área de 1.900 m², com estrutura que atende ao padrão global da Ford.
Segundo a montadora, a instalação trará mais agilidade ao fornecimento de peças brasileiras para Argentina, Venezuela, México, Rússia, China, Vietnã, Tailândia, Índia e África do Sul, as três últimas com duas unidades cada. Para atender a esses países, a companhia utiliza operações multimodais que envolvem transporte rodoviário, ferroviário, aéreo e marítimo.
O centro de peças para exportação possui escritório e duas docas físicas, além de outras 17 docas virtuais considerando os espaços no solo para depósito de contêineres. No modelo anterior, o depósito instalado em São Bernardo do Campo (SP) recebia as remessas de 166 fornecedores externos, totalizando mais de 2 mil peças diversas para carros, picapes e caminhões. Na operação, o local consolidava o material e realizava o transporte para o CD na Cragea para o desembaraço e a exportação.
Para se ter uma ideia da complexidade, no ano passado a operação movimentou mais de 1.050 contêineres, equivalentes a 54 mil m³ de carga. “Com o novo entreposto, a logística agora será racionalizada. A entrega será feita diretamente na Cragea e de lá as exportações seguem para os destinos de saída do país, como o Porto de Santos e os aeroportos de Guarulhos ou Viracopos, e ainda por rodovia, na fronteira entre Brasil e Argentina. Isso significa economia de recursos, tempo e controle”, diz Emerson Miguel, supervisor de Logística da Ford.
As principais alterações passam pela realização da operação externa dentro de área alfandegada, bem como a otimização de embalagens de exportação com o padrão Ford e redução de reembalagem. Outros ganhos com a área exclusiva são mudanças no controle diferenciado de inventário, retorno imediato ao fornecedor em caso de problemas na chegada do material e emissão de documentos de exportação pela montadora para todas as peças.