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Estaleiro Atlântico Sul entrega petroleiros à Transpetro

Embarcações, denominadas Henrique Dias e André Rebouças, têm capacidade para transportar 1 milhão de barris
Por Redacción el 15 de diciembre de 2014 a las 9h14 (atualizado às 9h17)

O Estaleiro Atlântico Sul (EAS) realizou, na última quinta-feira, 11 de dezembro, a cerimônia que marcou a partida e a viagem inaugural do petroleiro Suezmax Henrique Dias, bem como o batismo do navio petroleiro André Rebouças, também um Suezmax. As embarcações são, respectivamente, a quarta e a quinta encomendas de uma série total de dez unidades feitas ao estaleiro e que integram o Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef).

O Henrique Dias e o André Rebouças possuem as mesmas especificações. Os navios têm 274,2 metros de comprimento, 48 m de largura, peso bruto de 157,7 mil toneladas, capacidade para transportar 1 milhão de barris e autonomia de 20 mil milhas náuticas. Para a concepção de cada um foram utilizadas 24,5 mil t de aço.

Os dois mais recentes navios, assim como as demais encomendas feitas pelo Promef e entregues pelo Estaleiro Atlântico Sul, seguem em conformidade com as exigências internacionais do setor. Antes dele foram entregues os navios Suezmax João Cândido, Zumbi dos Palmares e Dragão do Mar, além do lower hull (parte interior do casco) da plataforma de produção semissubmersível P-55, da Petrobras.

Construção

O André Rebouças é o quinto navio construído pelo Estaleiro Atlântico Sul, no qual foi empregada integralmente a tecnologia de construção e montagem por megablocos, do mesmo modo que é feito em estaleiros de referência em todo o mundo. O uso dessa tecnologia permite ganhos como redução do tempo de construção e incremento da qualidade no acabamento da embarcação. Graças a essa inovação tecnológica de acabamento avançado, o navio foi lançado com a estrutura totalmente aprovada pela Sociedade Classificadora e pelo Cliente, ocupando agora o cais de acabamento do EAS, no qual estão sendo realizados os testes nas tubulações e de funcionamento dos equipamentos. O primeiro navio construído com o uso de megablocos foi o petroleiro Suezmax Dragão do Mar.

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