A Air Liquide Brasil, companhia que atua nos segmentos de gases, tecnologias e serviços para a indústria e saúde, anuncia o desenvolvimento de um veículo modelo rodotrem para transporte exclusivo de oxigênio medicinal. O equipamento possui capacidade para transportar até 41 toneladas de oxigênio na forma líquida e foi criado para otimizar a logística de distribuição do insumo. Com 26 metros de comprimento, o novo rodotrem absorve as viagens que, antes, precisariam ser feitas por duas carretas.
O conjunto também se destaca, informa a empresa, por ser o maior de sua categoria transportando produtos criogênicos – que demandam uma estrutura pronta para suportar baixas temperaturas no Brasil. Será utilizado para atender as unidades e clientes da Air Liquide na área da saúde localizados na Região Centro-Oeste do país a fim de agregar eficiência e agilidade no transporte em relação às plantas produtoras de oxigênio localizadas, em sua maioria, na Região Sudeste. O rodotrem cumpre todas as exigências estabelecidas tanto pela legislação quanto pelos órgãos que regulam o transporte de cargas perigosas no Brasil.
Segundo o gerente da Air Liquide Brasil para a área de Transportes, Carlos Lobo, o projeto também se destaca pela inovação e recursos desenvolvidos para agregar confiabilidade e segurança em todas as operações logísticas que serão feitas com a nova carreta.
“Desenvolvemos este rodotrem a partir do desafio de termos um veículo deste tipo também para a logística de produtos criogênicos. Utilizamos equipamentos que já tínhamos disponíveis em nosso parque de frotas, o que resultou na entrega de um veículo totalmente novo e que contempla uma série de dispositivos para garantir a segurança de nossos motoristas, condutores de outros veículos, pedestres e ciclistas”, diz Lobo.
Ainda segundo o executivo, a expectativa é que a operação do veículo traga mais agilidade no transporte de um insumo essencial à vida, o oxigênio, sobretudo neste momento em que sua importância fica ainda mais em evidência, devido à pandemia.
Além de tornar mais eficientes as viagens entre as plantas da Air Liquide e clientes finais na área da Saúde, o novo rodotrem vai agregar economia às operações logísticas da empresa. Outro diferencial do projeto está na dispensa da necessidade de realizar rotas noturnas, já que o rodotrem, devido à sua maior capacidade, absorve as viagens que precisariam ser feitas à noite.
Segurança
O novo rodotrem da Air Liquide Brasil é composto por duas carretas acopladas por um dolly"(dispositivo de acoplamento) e unidas ao cavalo-mecãnico. Devido ao seu porte, o Rodotrem exige a implantação de uma série de dispositivos de segurança, como sensor de fadiga e câmera amiga, que monitoram a atenção e concentração do motorista durante a viagem, identificando também possíveis sinais de fadiga. Nesse caso, o dispositivo emite alertas que orientam o condutor a retomar a atenção e, persistindo os indícios de cansaço, a parar e descansar.
O conjunto também é dotado com um terceiro espelho frontal e monitoramento eletrônico do Ponto Cego, sensores de presença laterais e espelho adicional acoplado na cabine do motorista, para percepção e visualização de pedestres, motociclistas ou veículos de menor porte quando parado em um semáforo ou em movimento e proteção anticiclista – dispositivo colocado junto aos eixos da carreta e que repele o ciclista, evitando que seja absorvido pelas rodas em caso de acidente.
Além disso, conta com identificações de ponto cego – adesivos que alertam os motoristas que trafegam próximos à carreta de que, a partir daquele ponto, o condutor do Rodotrem não o enxerga – e telemetria 24 Horas e Rotograma Falado, que monitoram todo o percurso com foco na mitigação de riscos, identificando, por exemplo, se o veículo está para entrar em uma via considerada perigosa.
O veículo contempla ainda outros recursos de segurança, como luz de neblina, câmeras laterais, retrovisores de emergência e dispositivo antitombamento, que corrige a dinâmica de estabilidade da carreta e sistema de frenagem automática de emergência.
Este é o segundo rodotrem que a Air Liquide Brasil coloca em operação em 2020. A indústria química também desenvolveu um veículo semelhante para a logística de cilindros de gases industriais e medicinais, com capacidade para transportar mais de 600 unidades em uma única viagem.