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Translift desenvolve AGVs exclusivos para a Volkswagen na Argentina

Fabricados no Brasil, equipamentos fazem parte de um processo de automação das linhas de produção de motores
Por Redacción el 11 de junio de 2020 a las 10h31

A Translift Sistemas de Movimentação e Armazenagem, especializada no projeto, fabricação e integração de sistemas, automação e soluções para produção industrial, foi escolhida pela Volkswagen para desenvolver um sistema exclusivo de automated guided vehicles (AGVs), entre empilhadeiras e transportadores, para sua linha de motores na planta de Córdoba, na Argentina.

A decisão de automatizar a movimentação de paletes com peças entre as linhas de produção da área de usinagem da montadora ocorreu após uma reestruturação do local, com o objetivo de substituir as empilhadeiras tradicionais para elevar a produtividade do processo, adicionando ainda mais segurança e eliminando problemas de saúde aos operadores.

Translift desenvolve AGVs exclusivos para a Volkswagen na Argentina
Divulgação

O sistema de AGVs, fabricado no Brasil, vai movimentar aproximadamente 250 paletes por dia e é composto por cinco equipamentos com capacidade de 500 kg de carga cada. A elevação será feita a 0,5 metro do piso, graças a um conjunto de garfos com cilindro hidráulico e encoder de precisão.

Os equipamentos são guiados com tecnologia óptica, trafegando por uma rota instalada no piso com o auxílio de faixas coloridas. A leitura será feita por meio de uma câmera: o controlador de bordo reconhece a trajetória e processa o sinal, conduzindo assim cada AGV. “Na ausência de sinal da câmera, o AGV para imediatamente, o que garante máxima segurança. Nos pontos de bifurcação, as rotas são definidas por meio da leitura de tags RFID, onde constam informações de qual caminho deve ser seguido”, explica Anselmo Torresan, gerente Comercial da Translift.

Os motores fabricados na linha da Volkswagen em Córdoba atendem à produção argentina, e o sistema será instalado ao término do período de quarentena, quando as viagens entre Brasil e Argentina estiverem totalmente liberadas.

“O ponto forte desse sistema é nossa proposta sob medida em que os AGVs fazem também empilhamento, atendendo o transporte tanto na horizontal quanto na elevação dos paletes, contando com dispositivos de controle de peso e permitindo monitoramento dos equipamentos via internet, bem como realizar download e upload de sistemas”, destaca Jair Alves, presidente da Translift.

O executivo conta que a empresa já desenvolve projetos para montadoras na Argentina, mas que este é o primeiro a incluir AGVs. “É um sistema dotado de inteligência que permite sua conectividade com outros equipamentos da linha, como os transportadores automáticos de rolos, automatizando todo o processo, um projeto diferenciado para a montadora”, conclui.

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