O marketplace internacional Shopee já possui mais de 2 mil Agências Shopee espalhadas por todo o Brasil, buscando otimizar ainda mais sua cadeia logística. Tratam-se de estabelecimentos comerciais que, além de suas atividades habituais, funcionam como pontos de coleta para os pacotes de vendedores brasileiros.
A empresa tem expandido as agências por todo país para fortalecer o seu ecossistema logístico. A estratégia da varejista é reduzir os prazos de entrega e melhorar a experiência do consumidor através dos pequenos e médios comerciantes. "Nosso objetivo é melhorar a experiência dos nossos usuários brasileiros (tanto vendedores como consumidores), a eficiência operacional e assim o processo de distribuição dos pedidos", explica Mario Minatel, gerente de Operação Logística da Shopee.
Como funcionam as Agências Shopee
As Agências Shopee funcionam no modelo logístico de PUDO (Pick Up/Drop Off). São estabelecimentos comerciais que funcionam como pontos de apoio para que os vendedores brasileiros da plataforma depositem seus pacotes vendidos. Na sequência, essas mercadorias são coletadas por um parceiro logístico e enviadas para um dos 11 centros de distribuição cross docking ou para um dos mais de 100 Hubs logísticos espalhados pelo país. A partir daí, as mercadorias seguem para entrega aos consumidores pelas mãos dos mais de 20 mil motoristas parceiros da Shopee.
Ao se tornarem Agências Shopee, os espaços credenciados podem continuar com seu comércio normalmente, além de receber por cada pacote coletado e contar com o suporte contínuo da equipe Shopee.
Programa de Motoristas Parceiros
O Programa de Motoristas Parceiros é uma alternativa de renda por meio das entregas realizadas diretamente aos consumidores ou coletas de pedidos junto aos vendedores da Shopee. Os interessados em participar do Programa de Motoristas Parceiros, devem ter um veículo com licenciamento e carteira de motorista válida.