A Direct Express, empresa de entregas expressas B2C (Business to Consumer), especializada em entregas de produtos adquiridos pela via eletrônica, fundada há dois anos, projeta um crescimento acelerado até o final de 2005. A empresa responde por cerca de 28% das entregas do mercado brasileiro de comércio eletrônico, segundo dados do e-bit. Do total de 7,2 milhões (número estimado até o final do ano) de pedidos nesse segmento do varejo em 2005, a Direct Express deve realizar 2 milhões destas entregas.
Contabilizando-se outras operações além do comércio eletrônico, a Direct Express deverá realizar ao todo 3,5 milhões de entregas no País em 2005, numa média de 17 mil entregas por dia. Para 2006, a previsão é de 6 milhões de entregas. "Os resultados refletem o nosso compromisso de `conquistar o cliente do nosso cliente`, ou seja, fazer com que os produtos comercializados pelos varejistas cheguem aos consumidores no menor prazo possível e com o máximo de qualidade", afirma Luiz Nascimento, diretor Comercial da empresa.
O monitoramento das operações de entrega da empresa é realizado com a tecnologia WAP (utilizada também em celulares). Os entregadores utilizam Pockets PCs equipados com esse recurso, o que os permite informar em tempo real o status das entregas, assim como possíveis ocorrências que as impeçam. As informações ficam disponíveis para os clientes da empresa via internet, no site da Direct.
Dentre os clientes da Direct Express estão a Americanas.com, Cannon, Embratel, Extra.com, Flores On Line, Fnac, Ingresso Fácil, Magazine Luiza, Natura, Pfizer, Ponto Frio, Saraiva, Siciliano, Submarino e Ticket Master, entre outros. A empresa conta com 82 centros de distribuição, próprios e terceirizados, em diversas capitais do País, além de três hubs de distribuição (São Paulo, Rio de Janeiro e Recife). São 700 funcionários e 1.000 couriers, operando com uma frota de 1.000 veículos.