O Mercado Livre assinou um contrato de locação no modelo built-to-suit de um espaço de 111.700 m² com a GLP, companhia que atua no segmento de empreendimentos voltados para a logística. O novo centro de distribuição da plataforma de comércio eletrônico estará situado no condomínio GLP Cajamar II, localizado na cidade de Cajamar (SP).
O armazém deve entrar em operação já no primeiro trimestre de 2019 e será destinado à atividade de fulfillment da Mercado Envios, unidade que permite que a empresa gerencie a logística dos produtos, fazendo com que o vendedor que anuncia no marketplace tenha mais tempo para se dedicar à estratégia do negócio e às vendas.
Além disso, o Mercado Livre vai inaugurar quatro unidades de cross-docking até o final deste ano. Os novos espaços somam-se à estrutura de Louveira (SP) de 51 mil m², que em breve passará por uma expansão vertical, triplicando o espaço ocupado. O centro também está situado em um empreendimento da GLP, o condomínio Louveira VIII.
As novidades fazem parte do investimento de R$ 2 bilhões anunciado para o Brasil em 2018. Com isso, o Mercado Livre pretende reduzir o tempo de entrega dos produtos e aumentar a oferta aos lojistas interessados em integrar as vendas e a operação com os serviços de entrega da plataforma. Todos os novos espaços devem empregar mais de 3.500 pessoas da capital e do interior do estado de São Paulo até o final de 2019.
“Para crescer e inovar no comércio eletrônico é necessário investir em tecnologia continuamente. No caso do Mercado Livre, a tecnologia de gerenciamento de estoque e de transporte, desenvolvida pela própria empresa, é o que garante a escala da operação, que tem sustentado um crescimento acima dos 30% nos últimos 12 trimestres consecutivos. Com o novo CD em Cajamar, que será o maior empreendimento do setor de e-commerce no país, buscamos manter essa posição de liderança”, comenta Leandro Bassoi, diretor da Mercado Envios.