O planejamento da campanha de distribuição de brindes de final de ano da DHL Express – agora em sua quinta edição – já começou. O serviço inclui coleta do material no cliente ou nos fornecedores, montagem de kits e a distribuição nos locais predeterminados, seja em território nacional ou no exterior. A DHL Express, empresa de entregas expressas internacionais, se responsabiliza por todo o controle de manuseio e distribuição. Todas as etapas do processo ficam por sua conta.
De acordo com Andréa Fracassi, gerente de Produto da DHL Express, tudo é planejado com muita antecedência para que as operações normais da DHL não sejam afetadas. Na verdade, a operação especial de Natal é um evento paralelo, que emprega, em média, 20 pessoas em regime temporário.
A profissional explica que a empresa tem presença física em todas as capitais, o que significa que, nelas, há uma espécie de linha de produção para a montagem dos brindes. O processo de preparação de remessas dentro da empresa pode durar até dois dias, dependendo das características do pedido. Já a entrega dos brindes é feita no dia seguinte em todas as capitais.
Andréa conta que a empresa está crescendo no mercado doméstico e a receita de brindes está se tornando muito importante. A DHL Express espera aumentar o volume de remessas transportadas por clientes, especialmente junto às grandes empresas. Atualmente, 90% das empresas que optam pelo serviço especial de Natal já fazem parte do portfólio de clientes da companhia. Os outros 10% utilizam o serviço de distribuição somente nesta época do ano. "A idéia é fazer com que esses 10% utilizem nossos serviços durante todo o ano", admite a gerente. Para isso, diz ela, o trabalho é feito de maneira exímia.
No mês de dezembro de 2003, a DHL Express movimentou oito mil remessas, sendo 80% no Brasil. "Este ano, os números serão certamente maiores, pois prevemos um aumento de 30% em receita e em volume", acredita Andréa. A campanha de distribuição de brindes é realizada com o apoio da DHL Solutions, a divisão de logística da empresa.