A empresa Mail Boxes Etc. (MBE), subsidiária da UPS e uma das maiores franquias de serviços postais, remessas e negócios de varejo do mundo, anunciou a expansão de seus negócios com a entrada no Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, totalizando agora 10 países na região. Na América Latina, a empresa conta com 75 franquias em operação, incluindo México, Venezuela e Colômbia.
A MBE América Latina adquiriu a principal licença em março de 2005 para iniciar as atividades no Brasil. A proposta da loja é oferecer serviços postais, de negócios e de comunicação, dentro do conceito one stop shop. Para o Brasil, serão oferecidos serviços de entrega por diversos modais (aéreo, terrestre e marítimo), serviços de embalagem, cópias e caixas postais, tanto para indivíduos, quanto para corporações com necessidades no mercado local e no exterior. Além disso, serão oferecidos serviços de
courier expresso por diversas transportadoras.
A MBE será proprietária de algumas lojas no Brasil e também irá operar por meio de franquias. O investimento inicial para operar uma franquia individual varia de acordo com a região: a experiência na América Latina mostra que o investimento inicial está na faixa de US$ 80 mil a 120 mil, dependendo da localização, do tamanho (as dimensões da loja estão entre 80 e 100 m²) e das normas de importação do país.
“Nosso primeiro objetivo é encontrar parceiros estratégicos em cada país, que tenham o know-how do mercado local para complementar a experiência e conhecimento do negócio de nossa companhia”, revela Kenneth Landau, CEO e diretor administrativo das operações da franquia da MBE América Latina. A loja piloto deverá estar em funcionamento em três meses, a partir da assinatura com o parceiro operacional local.
O objetivo da MBE é ter 16 franqueadores em cada região do Brasil para iniciar seu programa de expansão regional. O franqueamento estará disponível em todas as regiões brasileiras, mas as principais cidades-alvo são São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A projeção é de abrir 1.000 lojas na América Latina e mais de 300 no Brasil em 10 anos.
Nos Estados Unidos, a Mail Boxes Etc. surgiu em 1980 como uma alternativa aos serviços dos correios. Em 2001, a UPS comprou a empresa. Em 2003, as duas empresas criaram o programa The UPS Store para um
re-branding das lojas da Mail Boxes Etc.
Existem hoje mais de 1.500 lojas da MBE, espalhadas em 43 países. Nos Estados Unidos, as lojas da The UPS Store e da Mail Boxes Etc. são independentes e operadas por franquias licenciadas da Mail Boxes Etc., Inc. Juntas, a The UPS Store e a Mail Boxes Etc. reúnem 5.300 unidades em todo o mundo.
www.mbe.com