A ArsenalCar, portal de e-commerce de peças e acessórios automotivos, adotou o modelo de fulfillment para a distribuição de alguns itens de seu portfólio, como faróis, lanternas e peças menores de 1 metro de altura. Localizada em Louveira (SP), a estrutura, pertencente a um operado logístico, conta com um total de 17 mil m², mas com possibilidade de expansão para 50 mil m².
Segundo o COO da ArsenalCar, Thiago Arantes, o estoque físico, agora, fica alocado em um provedor especializado em operações de comércio eletrônico. Ao todo, são 150 peças estocadas e uma movimentação mensal, realizada para todo o Brasil, de 1.500 itens. “Não temos um espaço destinado somente às nossas mercadorias uma vez que utilizamos uma metodologia de logística onde os produtos ficam alocados aleatoriamente”, explica.
Não há, também, funcionários dedicados à operação da companhia de e-commerce. Os serviços – armazenagem, pick and pack e expedição –, salienta, são efetuados pelos profissionais disponíveis no momento da demanda. Já o transporte fica sob a responsabilidade de companhias que já prestam serviço ao operador.
O processo vem sendo implantado na ArsenalCar há cerca de dois meses e, por enquanto, vale apenas para alguns itens. “A cada semana migramos uma parte de nosso estoque e com isso nos tornamos pioneiros no Brasil na adoção desse sistema”, garante o COO.
Segundo Arantes, a expectativa é de reduzir para um dia a entrega dos produtos para a região da Grande São Paulo e a postagem em menos de 24 horas paras as demais regiões do País.
O novo modelo completa a solução logística da companhia. Isso porque, a ArsenaCar ainda conta com um estoque próprio localizado em Arujá (SP). “Vamos manter essa estrutura, que opera num área de 24 mil m² e movimenta 3 mil itens por dia”, divulga.