A fim de aprimorar o controle das entregas, a DHL Solutions, unidade de negócios de armazenagem e distribuição da DHL, empresa de serviços expressos e logística, está investindo na tecnologia da internet sem fio para o acompanhamento das entregas feitas por meio terrestre.
Os motoristas recebem um PDA com função celular acoplada, com informações sobre o seu roteiro de entregas. A cada entrega feita, eles informam a DHL, pelo sistema, que a operação foi concluída. A mensagem é enviada via web, com tecnologia de celular GSM da TIM. A informação chega no momento seguinte aos computadores da DHL Solutions e fica acessível aos clientes da empresa pelo site ou na central de atendimento.
Da mesma forma, caso haja algum problema que impeça ou atrase a entrega, a ocorrência é comunicada pelo motorista, por meio do equipamento, à central da DHL Solutions, para que sejam tomadas as devidas providências. Até então, a comunicação era feita por ligação telefônica. Outra vantagem é a possibilidade de a rota ser alterada a qualquer momento, de acordo com a necessidade do cliente. Graças à adoção da tecnologia sem fio, a DHL também pôde customizar o tempo de entregadores e clientes.
A iniciativa resultou em maior mobilidade para a empresa, que conseguiu baixar significativamente os níveis de entrega e reduzir em 50% o número das chamadas na central de atendimento ao cliente.
O sistema já está sendo adotado por 120 motoristas da DHL Solutions na capital paulista para a distribuição urbana e num raio de 200 km de São Paulo. A meta é expandir o uso da solução para as filiais do Distrito Federal, Manaus, Recife e Rio de Janeiro, servidas por mais de 200 motoristas.
"A informação hoje é um bem precioso e desejamos oferecê-la de forma rápida aos clientes. Desejamos vender soluções e não frete simplesmente", afirma Francisco Netto, diretor de Transporte da empresa.
Hoje, a DHL Solutions controla eletronicamente todo o processo, desde a saída da carga no cliente, chegada à central da DHL, despacho da encomenda e entrega no destino. Em sua carteira de clientes constam empresas dos segmentos eletroeletrônico, automotivo e farmacêutico.