A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) divulgou, na última semana, o balanço das movimentações realizadas nos portos paranaenses no primeiro mês de 2013. De acordo com a entidade, mais de 2,85 milhões de toneladas de mercadorias foram transportadas em janeiro deste ano. O registro representa um crescimento de 6% em relação ao mesmo mês de 2012, quando foram movimentadas 2,7 milhões de t.
As operações envolvendo granéis cresceram 7%, enquanto a carga geral cresceu 4%. Os granéis sólidos, sozinhos, somaram quase 1,9 milhão de t transportadas, diante dos 1,7 milhão de t em janeiro do ano passado. Os granéis líquidos chegaram a 351 mil t no primeiro mês deste ano contra as 328 mil t do primeiro mês de 2012. Já o volume de carga geral movimentada foi de pouco mais de 578 mil toneladas este ano, ante 557 mil toneladas no mesmo período do ano passado.
De acordo com o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, o começo do ano foi promissor para os portos paranaenses e demonstra que 2013 poderá apresentar novos recordes em relação ao ano passado, assim como aconteceu de 2011 para 2012.
Do volume total movimentado em Paranaguá e Antonina em janeiro de 2013, quase 1,59 milhão de t foram cargas de exportação. Em 2012, esse total foi de pouco mais de 1,4 milhão de t. Os produtos mais exportados no primeiro mês deste ano foram o milho, com quase 675 mil t – crescimento de 379% em relação ao mesmo período do ano passado – e o açúcar, com 333 mil t movimentadas, 31% a mais que em janeiro de 2012.
As importações continuaram no mesmo patamar de janeiro do ano passado, com 1,2 milhão de t. Os contêineres, com 60 mil TEUs movimentados, também não apresentaram mudanças. Destes, aproximadamente 32 mil destinaram-se a outros países e mais de 28 mil são cargas de importação.
Equipamentos
O Porto de Paranaguá recebeu, nesta semana, autorização do governo do Paraná para a abertura de um processo licitatório para a compra de quatro shiploaders destinados ao Corredor de Exportação.
Os novos carregadores de navios terão capacidade nominal para embarcar 2.000 toneladas de grãos por hora e devem aumentar em 60% a capacidade da operação no porto. Os equipamentos hoje existentes apresentam capacidade de 1.500 t/h, mas por serem muito antigos trabalham com apenas 1.200 t/h.
Dividino explica que a substituição dos shiploaders será realizada de forma gradativa, obedecendo a um cronograma que tem como objetivo evitar paralisações nas operações de Paranaguá. O prazo total para a instalação dos quatro equipamentos novos é de 22 meses. Os valores investidos na aquisição não foram divulgados.
Crédito das imagens: Asscom/Appa e Nájia Furlan/Appa