A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) informa que os dois terminais portuários, juntos, fecharam 2012 com 44 milhões de toneladas movimentadas. De acordo com a Appa, este é o maior volume de cargas registrado na história dos portos e corresponde a um aumento de 8% em relação à movimentação de 2011.
Entre os fatores que levaram a estes números estão a safra recorde de grãos, a alta na movimentação de milho e açúcar e a valorização do dólar.
Segundo o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, o órgão adotou uma série de medidas de gestão que auxiliou na obtenção do resultado. “No caso dos grãos, por exemplo, fizemos algumas adequações na forma de programação dos navios e das cargas que provocaram ajustes logísticos que deram mais agilidade ao atendimento em todo o sistema de carregamento. Isso permitiu que atendêssemos o escoamento de uma safra e de uma safrinha recordes, minimizando os entraves”, diz.
O Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá fechou 2012 também com a maior movimentação da história. Ao todo, foram 16 milhões de t. O recorde anterior, 14 milhões de t, era de 2011.
Pátio
Como consequência da alta na movimentação dos grãos, o recebimento de caminhões carregados com o produto também cresceu. O pátio de triagem do Porto de Paranaguá recebeu, em 2012, 353 mil caminhões, contra 293 mil em 2011 – aumento de 20%. Os números também mostram que cresceu a participação da carga proveniente de outros estados e que são movimentadas em Paranaguá.
Os caminhões provenientes do Mato Grosso, por exemplo, representaram 20% do total que chegou ao pátio em 2012. No ano anterior, os caminhões vindos deste estado não representavam mais de 15% do total de veículos.
Para o diretor Empresarial da Appa, Lourenço Fregonese, este aumento de cargas provenientes de outros estados é resultado do trabalho que a administração vem realizando. “O diálogo constante, as melhorias logísticas e operacionais, além do trabalho de dragagem, têm atraído de volta muitos clientes que, em anos anteriores, haviam deixado de operar em Paranaguá”, afirma.
Na opinião de Dividino, superintendente da Appa, ainda há muito o que se fazer. “Em 2012 fizemos ajustes nos modelos logísticos e finalizamos os projetos de expansão. Para 2013, interviremos pesadamente na infraestrutura para garantir o porto dos próximos 20 anos”, ressalta.