O Complexo Tecondi informou ontem, 3 de julho, que a produtividade mensal de movimentos de contêineres por hora (mph) foi superada, atingindo a marca de 51 mph. Isso aconteceu apesar das manifestações ligadas à greve dos trabalhadores portuários avulsos (TPAs), ocorrida no mês de junho.
O recorde foi alcançado na última sexta-feira, 29 de junho, durante a operação de embarque no navio Protonne Bridge, do armador K-Line, chegando à marca de 64 mph. No total foram movimentados 1026 contêineres num período de 16 horas. A embarcação, que atua no trade Ásia/América do Sul, possui comprimento de 268 metros, largura de 35 m e capacidade para 4.5 mil TEUs.
Segundo a área de operações portuárias do Complexo Tecondi, durante o mês de junho foram operados 36 navios full containers e a previsão para julho é de atender aproximadamente 40 embarcações.
Sistema OCR no Tecondi
A empresa HTS Brasil (Hi-Tech Solutions) foi escolhida para automatizar 22 gates no Tecondi em Santos (SP). O sistema instalado será o Optical Character Recognition (OCR). Serão 20 pórticos de reconhecimento de caminhões e dois para trens, que passarão a ser monitorados em tempo real.
A identificação no novo sistema é feita durante a entrada do caminhão, com auxílio de um conjunto de sensores. A iluminação é operada automaticamente e, durante o processo, são tiradas várias fotos do veículo de diferentes câmeras.
Um gate de testes foi implantado no Tecondi no fim do ano passado, com o objetivo de apresentar e testar o sistema, tendo atingido todos os requisitos técnicos e legais quanto à produtividade e acuracidade.
O contrato do Tecondi com a HTS foi assinado na semana passada. As empresas não revelaram a previsão para a instalação dos equipamentos nem os valores envolvidos na negociação.