A movimentação de cargas no Porto de Santos registrou, no mês de agosto, um total de 9.249.963 toneladas, elevando o acumulado do ano para 64.305.630 t, novo recorde para o período, superando em 2,3% o verificado até agosto do ano passado. O movimento mensal é a quarta maior marca registrada, 0,9% abaixo do recorde, alcançado em outubro do ano passado.
Do total movimentado até agosto, as exportações representam 67,2%, registrando queda de 1,3%, forçada pela redução expressiva dos embarques das cargas de maior participação, como açúcar e soja. As importações mantiveram a tendência de crescimento verificada ao longo de todo ano, acumulando no período alta de quase 10%.
O grande destaque são as operações de contêineres, alcançando movimento recorde para o período de 12,5% acima do verificado em 2010. Outra marca inédita foi a movimentação de veículos, que subiu quase 30% em relação ao ano passado, influenciado pelas importações que atingiram 44,4% de crescimento. A exportação de veículos registrou aumento de 23,3%.
Nas importações, os Estados Unidos lideram o ranking de parceiros comerciais com participação de 17,3% do valor comercial, seguido pela China, com 16,9%. Já nas exportações, as posições se invertem, com a China liderando com 11,1% e os Estados Unidos com 10,0%.
A alta das importações é reflexo do crescimento das duas principais cargas recebidas em Santos: fertilizante e carvão. Ambas apontando, respectivamente, para a tendência de crescimento do setor agrícola e siderúrgico. Fertilizantes cresceram 113,8% e o carvão 1,8%. Já o minério de ferro despontou com elevação de 49,3%, também consolidando a perspectiva de incremento do setor siderúrgico no Brasil.